Como fazer as partilhas, Herança

Morrendo uma pessoa, dá-se a chamada abertura da sucessão. Os herdeiros são então chamados a herança dos bens dessa pessoa. Haverá que apurar quais são os bens que constituem o património de tal herança e quem são os herdeiros. Há que distinguir consoante exista ou não testamento.

Não existindo testamento

São herdeiros as seguintes pessoas, por imposição da lei:

     •   O cônjuge (desde que não esteja divorciado ou separado judicialmente de pessoas e bens) e os descendentes (são os filhos e, no caso de algum deles já ter morrido, também os filhos deste, em seu lugar através do que se chama o direito de representação), que, assim, herdam em conjunto. Existe por vezes a ideia errada de que o cônjuge casado no regime de separação de bens não herda do cônjuge falecido. Não é assim; os regimes de bens (a separação de bens é um deles) são para a vida do casal. Por morte de um dos cônjuges, o outro herda.

  • Os descendentes, se não existir cônjuge (são os filhos e os filhos de algum filho que já tenha morrido).
  • O cônjuge e os ascendentes (pais, avós), se não existirem descendentes, herdam conjuntamente. Nos ascendentes, porém, se existirem pais e avós (ou bisavós), só herdam os mais próximos (os pais estão mais próximos do que os avós, estes estão mais próximos do que os bisavós).
  • Se não existirem cônjuge nem descendentes, os ascendentes herdam sozinhos.
  • Se não existirem cônjuge, descendentes nem ascendentes, herdam os irmãos (e bem assim os filhos de algum irmão já falecido).
  • Na falta de todas estas pessoas, herdam os parentes colaterais até ao 4º grau. herdando sempre os que estiverem mais próximos no parentesco.
  • Se não existirem parentes colaterais até ao grau, é o Estado quem vai herdar.

A partilha dos bens

A partilha dos bens da herança entre o cônjuge e os filhos (que podemos arriscar dizer ser a situação normal, porque frequentíssima) faz-se por cabeça, dividindo-se aquela com tantas partes iguais quantos forem os herdeiros. Mas a quota-parte do cônjuge não poderá ser inferior a da herança. Se só existirem filhos, cada um receberá uma parte igual (isto só em princípio, como adiante se explicará).

O cônjuge sobrevivo tem o direito de ficar nas partilhas com a casa de morada de família (a casa onde o casal residia) e de usar o recheio da casa. Assim, se a casa lhe for atribuída, mas o valor desta exceder o valor do quinhão hereditário do cônjuge, deverá então pagar tornas aos demais herdeiros. Da mesma forma, se a casa não fizer parte da herança (porque é, por exemplo, bem próprio do cônjuge sobrevivo), o cônjuge sobrevivo tem o direito de ficar com o recheio da casa, ainda que prestando tornas aos co-herdeiros. A lei define recheio como sendo o mobiliário e demais objectos ou utensílios destinados ao cómodo, serviço e ornamentação da casa.

Sempre que se verifique o direito de representação dos filhos de algum herdeiro já falecido, os filhos dividirão entre si a parte que àquele caberia se fosse vivo.

Existindo testamento neste caso, o quadro dos herdeiros atrás delineado pode ser aliciado. A lei permite ao testador aliciar de certa forma esse quadro, mudando quer a quota de bens que caberá a cada um deles ou a algum, quer introduzindo no quadro dos herdeiros algum ou alguns que nem sequer são parentes. Mas esta faculdade de dispor livremente dos bens tem limites. Com efeito, quem tiver cônjuge (não divorciado nem separado judicialmente de pessoas e bens), descendentes ou ascendentes não poderá afastá-los da herança (a não ser nos casos raros e gravíssimos da chamada deserdação por indignidade do herdeiro), apenas lhes poderá reduzir a herança, precisamente pela introdução de um ou vários novos herdeiros (chamam-se herdeiros testamentários porque indicados em testamento). Estes familiares mais chegados têm o direito á chamada legítima da herança (também chamada quota indisponível, porque é precisamente aquela parte da herança de que o testador não pode dispor livremente), por isso se designando por herdeiros legitimados (ou necessários). A legítima varia em função do quadro dos herdeiros; assim:

  • Se só existe cônjuge como herdeiro legítima a que tem direito é de metade da herança (logo a quota disponível será de metade também).
  • Se existem cônjuge e filhos, a legítima é de dois terços da herança (logo a quota disponível será de um terço).
  • Se só existirem filhos, a legítima é de dois terços (a quota disponível é de um terço).
  • Se só existe um filho, a legítima é de metade da herança (e de metade será igualmente a quota disponível).
  • Se existem descendentes, mas no 2º grau ou em grau mais afastado (é descendente no 2.° grau, por exemplo, um neto por morte do avô. PARENTESCO), terão direito à legítima que caberia ao seu progenitor (por exemplo, se morre o avô e os seus filhos já morreram antes dele, herdam os netos, filhos dos filhos. Estes dividirão entre si a quota que caberia ao respectivo progenitor se fosse vivo).
  • Se houver cônjuge e ascendentes, a legítima é de dois terços da herança (sendo de um teixo a quota disponível),
  • Se só existem ascendentes no 1º grau (pais), a legítima é de metade da herança (sendo igual a quota disponível).
  • Se só existem ascendentes e forem do 2º grau ou mais afastados (avós. bisavós), a legítima é de um terço (e a quota disponível é de dois terços).
  • Se não houver cônjuge sobrevivo, descendentes ou ascendentes (ou seja se não existirem herdeiros necessários), não há legítima. A quota disponível é de toda a herança.

Aos herdeiros testamentários pode, consequentemente, o testador deixar a parte da herança disponível, por isso chamada quota disponível. Que tanto podem ser chamados a receber essa quota disponível quer estranhos que o testador entenda, quer parentes afastados, quer algum ou alguns dos herdeiros legitimados, que assim acumularão a parte que lhes cabe da legítima com a parte da quota disponível (suponhamos que o testador deixa vivo cônjuge e filhos. Pode perfeitamente deixar, por exemplo, ao cônjuge sobrevivo a quota disponível, o que significa que aquele que já herdava na qualidade de herdeiro necessário, por conta da legítima, juntamente com os filhos, irá receber também como herdeiro testamentário, por conta da quota disponível).

Não existindo herdeiros necessários, a quota disponível é constituída por toda a herança.

Como fazer as partilhas

Como se faz a partilha entre os herdeiros

Suponhamos o caso de uma herança em que apenas existam os filhos do falecido. A herança seria distribuída, em princípio, em tantas partes iguais quantos os filhos. Mas algum ou alguns desses filhos podem ter recebido em vida do seu progenitor bens ou dinheiro que os seus irmãos não receberam (entenda-se que estas chamadas doações que apenas as que ultrapassem os gastos vulgares; exemplificando: não serão doações vulgares as doações de uma casa, de avultadas quantias em dinheiro, de jóias ou outros bens valiosos).

Foi, consequentemente, beneficiado, embora o progenitor não quisesse favorecer um filho em prejuízo dos demais. Mas o que aquele recebeu deve considerar-se um adiantamento efectuado por conta da herança. Uma vez aberta a sucessão, deve o herdeiro beneficiado restituir à herança o que recebeu ou simplesmente contabilizar o respectivo valor para o subtrair ao valor da quota hereditária que lhe vier a caber (esta restituição é a chamada colação).

Depois, os herdeiros podem escolher entre si os bens que ficarão para cada um. Na falta de acordo, decidirá o tribunal, a pedido de qualquer herdeiro, através do chamado inventário facultativo (porque também existe o inventário obrigatório sempre que haja herdeiros menores, incapazes ou pessoas colectivas sociedades, por exemplo).

A herança do cônjuge

Põe-se a questão principalmente quando era casado em comunhão de bens adquiridos ou em comunhão geral de bens. Isto porquanto nesses regimes existem as chamadas meações de cada cônjuge (são duas as meações), constituídas, em princípio, cada uma por metade dos bens comuns do casal. Assim, não se poderá esquecer que a meação do cônjuge Sobrevivo (a tal metade dos bens comuns) já lhe pertencia, era sua, mesmo em vida do cônjuge agora falecido. E sobre a meação do cônjuge falecido que ele vai herdar, sozinho ou com os demais herdeiros que existam.

Repúdio da herança

Podem um ou vários herdeiros repudiar a herança, ou seja não a aceitar.

Os herdeiros do repudiante têm o direito de representação. Se o repudiante tiver credores, estes podem aceitar a herança no seu lugar. E se, uma vez pagos os credores, existir remanescente, este não aproveitará ao repudiante. mas aos seus herdeiros.

Administração da herança

O cabeça-de-casal. A herança deve ser administrada até ao momento da sua partilha entre os herdeiros (momento em que cada herdeiro leva aquilo que herdou). É o chamado cabeça-de-casal quem administra a herança. Havendo cônjuge sobrevivo, será este o cabeça-de-casal. Não existindo, caberá o cargo de cabeça-de-casal ao descendente ou ascendente em grau mais próximo do falecido, e se existirem vários do mesmo grau. caberá ao que vivia com o falecido há mais de um ano; se vários houver nestas condições, cabe ao mais velho o cargo. Podem, porém, os herdeiros não se sujeitarem a estas regras, que não são obrigatórias, escolhendo entre eles o cabeça-de-casal ou. inclusivamente, designando um estranho.

Dívidas da herança

Os bens da herança respondem pelas dívidas do falecido.

Os herdeiros que hajam já partilhado entre si a herança respondem pelas dividas do falecido na medida da quota que herdaram.

 


344 comentários

  1. luciene santos mangueira 19 de Julho de 2010
    • Dr Jonatas de Souza Nascimento-OAB250142/SP 8 de Março de 2012
    • igor soares lima 5 de Junho de 2014
    • igor soares lima 5 de Junho de 2014
  2. olavo luna 27 de Julho de 2010
    • Michelle 10 de Março de 2011
  3. Aurelia maria marques 8 de Outubro de 2010
    • marcelo faria 8 de Novembro de 2013
  4. LUIS PEDRO DE JESSUS FERREIRA 17 de Novembro de 2010
  5. Justiniano Oliveira 20 de Novembro de 2010
  6. Manuel Lima Almeida 20 de Novembro de 2010
    • eliane 11 de Fevereiro de 2012
    • Aparecido Tomé 15 de Setembro de 2012
      • joao bosco 23 de Fevereiro de 2013
      • mbc 4 de Junho de 2013
  7. Joaquim 22 de Novembro de 2010
    • manuel pinto 10 de Fevereiro de 2011
  8. Paulo Silva 22 de Novembro de 2010
  9. Hueslley 24 de Novembro de 2010
  10. SOFIA MARIA LAUREANO RAINHO 24 de Novembro de 2010
  11. SOFIA MARIA LAUREANO RAINHO 24 de Novembro de 2010
    • eliane 11 de Fevereiro de 2012
  12. Americo Moncovio 15 de Dezembro de 2010
  13. Americo Moncovio 15 de Dezembro de 2010
  14. Isabel rocha 19 de Dezembro de 2010
  15. Renata 21 de Dezembro de 2010
  16. Aurelio Bogalho 7 de Janeiro de 2011
    • Sabugo 21 de Junho de 2011
  17. jose luiz peres de oliveira 8 de Janeiro de 2011
  18. Jose jeonimo antunes 17 de Janeiro de 2011
  19. Samuel Jacinto 19 de Janeiro de 2011
  20. lurdes silva 21 de Janeiro de 2011
  21. Julio Tacao 24 de Janeiro de 2011
  22. José Antonio Abreu 27 de Janeiro de 2011
  23. Ana Cristina Brizida 31 de Janeiro de 2011
  24. Francisco Braz 6 de Fevereiro de 2011
  25. edson 6 de Fevereiro de 2011
  26. Celeste da silva Leal Ribeiro 7 de Fevereiro de 2011
  27. mirian lima 8 de Fevereiro de 2011
  28. António Santos 9 de Fevereiro de 2011
  29. F. A. Araujo 10 de Fevereiro de 2011
    • Catia 3 de Agosto de 2015
  30. Marcelino Fernandes 16 de Fevereiro de 2011
  31. ANTONIO 26 de Fevereiro de 2011
    • Sabugo 21 de Junho de 2011
  32. Anne amaral 7 de Março de 2011
  33. Luis Simão 10 de Março de 2011
    • Maria de Nazaré 26 de Fevereiro de 2012
  34. Sandra Mendes 10 de Março de 2011
  35. Nuno Pimenta 15 de Março de 2011
  36. Henrique 24 de Março de 2011
    • dcampaner 6 de Fevereiro de 2012
      • erika de sousa silva 29 de Agosto de 2012
  37. Gustavo 27 de Março de 2011
  38. leilane 2 de Maio de 2011
  39. claudio 3 de Maio de 2011
    • Carmen 12 de Maio de 2011
  40. HELIO 3 de Maio de 2011
    • Juliano de sousa 10 de Março de 2012
  41. Adriano Alves 8 de Maio de 2011
  42. Carmen 12 de Maio de 2011
  43. aline 28 de Maio de 2011
  44. Denisia Gomes 31 de Maio de 2011
  45. samuel cunha da costa 31 de Maio de 2011
  46. iracilda gomes 4 de Junho de 2011
    • Lucas 20 de Setembro de 2013
  47. Alciana 8 de Junho de 2011
  48. João Mendes 8 de Junho de 2011
    • guttierre 11 de Abril de 2014
  49. Jennyfan 18 de Junho de 2011
    • Jennyfan 18 de Junho de 2011
  50. jor 5 de Julho de 2011
  51. Rui Fernando Soares Diogo 9 de Julho de 2011
  52. beth 20 de Julho de 2011
  53. carlenira a aquino 5 de Agosto de 2011
  54. carlenira a aquino 5 de Agosto de 2011
  55. Gregorio 5 de Agosto de 2011
  56. Conceição da Silva 15 de Agosto de 2011
  57. viviane 17 de Agosto de 2011
  58. Conceição da Silva 17 de Agosto de 2011
  59. Luciano Nerys 19 de Agosto de 2011
  60. tita 21 de Agosto de 2011
  61. Antonio Mendes 2 de Setembro de 2011
  62. Camila Oliveira 18 de Setembro de 2011
  63. Stefano Lima 3 de Outubro de 2011
  64. Marcela 7 de Outubro de 2011
  65. Kate 10 de Outubro de 2011
  66. Kate 10 de Outubro de 2011
  67. Willian 12 de Outubro de 2011
  68. cristina alves 16 de Outubro de 2011
  69. claurina 8 de Novembro de 2011
  70. Cristina 9 de Novembro de 2011
  71. MARIZA MORAIS 23 de Novembro de 2011
  72. Cida 25 de Novembro de 2011
  73. Moacir alves 29 de Novembro de 2011
  74. Alberto 29 de Novembro de 2011
  75. Juliana 30 de Novembro de 2011
  76. Valter Giovane da Mata 1 de Dezembro de 2011
  77. Wildson Dias 5 de Dezembro de 2011
  78. joao silva 19 de Dezembro de 2011
    • Renato 24 de Abril de 2013
  79. LUANA 19 de Dezembro de 2011
  80. elza 20 de Dezembro de 2011
    • Renato 24 de Abril de 2013
    • Renato 24 de Abril de 2013
  81. andreia moreira 27 de Dezembro de 2011
  82. Marcos 6 de Janeiro de 2012
  83. Nubia Lopes 18 de Janeiro de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  84. Priscila 19 de Janeiro de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  85. Davi lima 1 de Fevereiro de 2012
  86. Ana Cristina Porto Rangel 6 de Fevereiro de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  87. Geovana 6 de Fevereiro de 2012
  88. Vital Rodrigues 7 de Fevereiro de 2012
  89. Luis 10 de Fevereiro de 2012
  90. Ewerton 11 de Fevereiro de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  91. Ane 12 de Fevereiro de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  92. Carlo 15 de Fevereiro de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  93. silvio 16 de Fevereiro de 2012
  94. Yuri 18 de Fevereiro de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  95. Taylane Sillva 21 de Fevereiro de 2012
  96. Patricia Bomfim 23 de Fevereiro de 2012
  97. alexandre magno 23 de Fevereiro de 2012
  98. Apollo Setenta 28 de Fevereiro de 2012
  99. Raquel Silva 29 de Fevereiro de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  100. Marcelo 29 de Fevereiro de 2012
  101. Juvenil 29 de Fevereiro de 2012
  102. Priscila Faria 1 de Março de 2012
  103. Luiz Fernando 5 de Março de 2012
  104. Jurandir T Silva Jr. 11 de Março de 2012
  105. Igor Costa 14 de Março de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  106. Marcio Jose Mendes 18 de Março de 2012
  107. arthur fernando 23 de Março de 2012
  108. ROSANA 23 de Março de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  109. rivelino xavier 24 de Março de 2012
  110. FERNANDA COSTA 29 de Março de 2012
  111. DIEGO 30 de Março de 2012
  112. Eddite Oliveira 31 de Março de 2012
  113. Camila 3 de Abril de 2012
  114. Livia 5 de Abril de 2012
  115. Karoline 6 de Abril de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  116. Dayanne 6 de Abril de 2012
  117. Alice 7 de Abril de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  118. cassineide lima 10 de Abril de 2012
  119. cassineide lima 10 de Abril de 2012
  120. joao carlos 10 de Abril de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  121. Sueli Alves 10 de Abril de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  122. Tha 10 de Abril de 2012
  123. Alice Cruz 17 de Abril de 2012
  124. Rafaela 18 de Abril de 2012
  125. eliene simao 19 de Abril de 2012
  126. Rosa 20 de Abril de 2012
  127. adriana cristina 20 de Abril de 2012
    • monica m de g m 26 de Abril de 2012
  128. abel 22 de Abril de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  129. ROQUENILDA LIRA 23 de Abril de 2012
    • Renato 24 de Abril de 2013
  130. CESAR MEDEIROS 24 de Abril de 2012
  131. JULIANA FREITAS 24 de Abril de 2012
  132. cirio junior barbosa 25 de Abril de 2012
  133. sófoclis 27 de Abril de 2012
  134. Thiago 30 de Abril de 2012
  135. monica 1 de Maio de 2012
  136. Lúcia Helena 4 de Maio de 2012
  137. conrado 5 de Maio de 2012
    • conrado 5 de Maio de 2012
  138. Maria cecilia 5 de Maio de 2012
  139. rosiel de oliveira 10 de Maio de 2012
  140. ivandeti 10 de Maio de 2012
  141. Amanda 12 de Maio de 2012
  142. Elias de Santana 16 de Maio de 2012
  143. JOSE MOSMANN 18 de Maio de 2012
  144. POMPEU 18 de Maio de 2012
  145. grace kelly 21 de Maio de 2012
  146. ronaldo hazan ribeiro 23 de Maio de 2012
  147. Adriana 25 de Maio de 2012
  148. Denise 25 de Maio de 2012
  149. Fernando 29 de Maio de 2012
  150. Adriana Benitez 29 de Maio de 2012
  151. Ambientes 29 de Maio de 2012
  152. Ambientes 29 de Maio de 2012
  153. marcelo silva de araujo 31 de Maio de 2012
  154. ytallo 1 de Junho de 2012
  155. pamela 4 de Junho de 2012
  156. Carla Coutinho 5 de Junho de 2012
  157. Marcio Mattos 6 de Junho de 2012
  158. karina fernanda 18 de Junho de 2012
  159. BARBARA MORI 19 de Junho de 2012
  160. jaqueline Veroni 21 de Junho de 2012
  161. Viviane Sousa 21 de Junho de 2012
  162. Maria Aparecida Ropsa Borges 23 de Junho de 2012
  163. Sthefany 28 de Junho de 2012
  164. Aline 1 de Julho de 2012
  165. ÁTILA 5 de Julho de 2012
  166. mauricio 9 de Julho de 2012
  167. Sandra 10 de Julho de 2012
  168. Edivanha pereira 18 de Julho de 2012
  169. Victor Figueira 23 de Julho de 2012
  170. Victor 23 de Julho de 2012
  171. neidiana vasconcelos 25 de Julho de 2012
  172. Cleide Corrêa Borges 25 de Julho de 2012
  173. Genilson 26 de Julho de 2012
  174. Michelle 27 de Julho de 2012
  175. clarice 30 de Julho de 2012
  176. Déborah Bynha 30 de Julho de 2012
  177. maria marcilene de castro 1 de Agosto de 2012
  178. Benedito Luiz 2 de Agosto de 2012
  179. benedito luiz 2 de Agosto de 2012
  180. carlos alberto 3 de Agosto de 2012
  181. Thiago 4 de Agosto de 2012
  182. Ana Cristina Braga Soares 9 de Agosto de 2012
  183. Fabricio sales 10 de Agosto de 2012
  184. alexsandrocoquitadefarias 12 de Agosto de 2012
  185. eduardo 14 de Agosto de 2012
  186. Neto 15 de Agosto de 2012
  187. ivania 15 de Agosto de 2012
  188. ester 22 de Agosto de 2012
  189. Rosa 23 de Agosto de 2012
  190. Rosa 23 de Agosto de 2012
  191. marcos 29 de Agosto de 2012
  192. Danielle 30 de Agosto de 2012
  193. Marcella 30 de Agosto de 2012
  194. Neuza Cayres Cano 2 de Setembro de 2012
  195. Elisangela 4 de Setembro de 2012
  196. Luiz Alberto Tonet 11 de Setembro de 2012
  197. silmara becker 14 de Setembro de 2012
  198. karla 17 de Setembro de 2012
  199. Suerla Taiana 19 de Setembro de 2012
  200. Neuza Cayres Cano 27 de Setembro de 2012
  201. ALESSANDRA 27 de Setembro de 2012
  202. Dias 28 de Setembro de 2012
  203. jane 1 de Outubro de 2012
  204. Nair Fontoura 8 de Outubro de 2012
  205. Ercilio 11 de Outubro de 2012
  206. mariana 17 de Outubro de 2012
  207. Nelson D Figueiredo 3 de Novembro de 2012
  208. Nelson D Figueiredo 3 de Novembro de 2012
  209. Francisco Nelson Da Silva Rodrigues 26 de Novembro de 2012
  210. antonio fernando 15 de Janeiro de 2013
  211. fernando70 17 de Janeiro de 2013
  212. joao 18 de Fevereiro de 2013
  213. Alicy RJ 27 de Fevereiro de 2013
  214. artur sousa 28 de Fevereiro de 2013
  215. silvia 1 de Abril de 2013
  216. Alessandra 12 de Abril de 2013
  217. Mr Dominic Lindiway 15 de Abril de 2013
  218. VANESSA 6 de Junho de 2013
  219. george willians 19 de Junho de 2013
  220. jose 20 de Julho de 2013
  221. richard 1 de Agosto de 2013
  222. julia 13 de Agosto de 2013
  223. Greice 28 de Setembro de 2013
  224. thamires lima 2 de Outubro de 2013
  225. vania 18 de Outubro de 2013
  226. Rômulo Nepomuceno 4 de Novembro de 2013
  227. Rômulo Nepomuceno 11 de Novembro de 2013
  228. rafael campos bertassolli 22 de Novembro de 2013
  229. JACQUELINE SOARES GONÇALVES 28 de Novembro de 2013
  230. alexandre 28 de Novembro de 2013
  231. Camila Ferreira 12 de Dezembro de 2013
  232. roseli 17 de Dezembro de 2013
  233. Paulo Silva Melo 25 de Dezembro de 2013
  234. Alexandre Alvarez 25 de Dezembro de 2013
  235. Alexandre Alvarez 29 de Dezembro de 2013
  236. alexandre 29 de Dezembro de 2013
  237. ANTONIOVALE 12 de Janeiro de 2014
  238. Brunnah Celi 23 de Janeiro de 2014
  239. Luiz Eduardo Fraga 25 de Janeiro de 2014
  240. José Correia 26 de Fevereiro de 2014
  241. José Esmeraldo Borba 28 de Fevereiro de 2014
  242. Ana Ferreira 18 de Março de 2014
  243. natalia 19 de Março de 2014
  244. Maristela Oliveira 14 de Abril de 2014
  245. Jade Mendes 26 de Abril de 2014
  246. Zs Fenix 19 de Maio de 2014
  247. Vince 1 de Julho de 2014
  248. Maria Mendes 22 de Julho de 2014
  249. Izaias R. de Freitas 22 de Julho de 2014
  250. Marcia 3 de Setembro de 2014
  251. VALNEI RAMOS 8 de Setembro de 2014
  252. Homero Fontinele 18 de Setembro de 2014
  253. helton 24 de Setembro de 2014
  254. Francisco 1 de Outubro de 2014
  255. rosa costa 5 de Outubro de 2014
  256. marisa c. castro 8 de Outubro de 2014
  257. elionay ewerton 11 de Outubro de 2014
    • Como Fazer 12 de Outubro de 2014
  258. Haroldo 22 de Outubro de 2014
  259. Haroldo 22 de Outubro de 2014
  260. Manuel Simões 22 de Outubro de 2014
  261. Cristina 29 de Novembro de 2014
  262. Florença 30 de Dezembro de 2014
  263. Antonio Lestinge 31 de Janeiro de 2015
  264. Maria Claudia Cláudia Santos 26 de Fevereiro de 2015
  265. Ana Paula 14 de Março de 2015
  266. Leticia Mendes 14 de Março de 2015
  267. Francisca 1 de Abril de 2015
  268. vanessa cabral 30 de Junho de 2015
  269. Sonia 7 de Julho de 2015
  270. MªSofia 13 de Agosto de 2015
  271. Allan 16 de Agosto de 2015
  272. Fatima Cirilo 28 de Agosto de 2015
  273. Elisa Cordeiro 2 de Setembro de 2015
  274. Edson Souza 2 de Outubro de 2015
  275. Bento Pereira Pereira 14 de Outubro de 2015
  276. Carina 10 de Novembro de 2015
  277. Tamires Martins 16 de Novembro de 2015
  278. Alex Rodrigues 10 de Janeiro de 2016
  279. vera lucia 21 de Janeiro de 2016
  280. Angélica Cardoso 29 de Fevereiro de 2016
  281. Malou Castelo 3 de Março de 2016
  282. Neuza Castilho 17 de Março de 2016
  283. Túlio Ferreira 28 de Março de 2016
  284. Túlio Ferreira 28 de Março de 2016
  285. Túlio Ferreira 28 de Março de 2016
  286. Túlio Ferreira 28 de Março de 2016
  287. Túlio Ferreira 28 de Março de 2016
  288. José Silva 29 de Março de 2016
  289. Disterro Palitot Villar 30 de Março de 2016
  290. Joana Carvalho 31 de Março de 2016
  291. Anabela Romao 20 de Abril de 2016
  292. Marcos 24 de Outubro de 2016
  293. Monica Fonseca 1 de Dezembro de 2016
  294. Luis 14 de Janeiro de 2017

Adicionar Comentário