Feridas e golpes, primeiros socorros

Os golpes ou cortes pouco profundos e os arranhões geralmente não precisam de ser tratados por um médico ou enfermeiro — a menos que infectem ou sejam causados por objectos ferrugentos. No entanto, mesmo as feridas pequenas devem ser tratadas com cuidado para evitar as infecções e acelerar a cicatrização.

Se houver uma hemorragia grave, a prioridade é estancá-la. No caso de uma ferida menos grave, antes de começar a tratá-la lave muito bem as mãos e encha uma bacia com água morna, diluindo na água um pouco de sabão ou um anti-séptico fraco.

Limpe a pele à volta da ferida com compressas esterilizadas, algodão ou um pano limpo embebido em água morna. Depois, seque a pele, tendo o cuidado de não tocar na ferida.

Em seguida, lave a ferida propriamente dita. Lave-a cuidadosamente em muita água sem a esfregar. Se a ferida for numa mão ou num pé, coloque a mão ou o pé dentro da água da bacia; deite água por cima da ferida para tirar a terra. Limpe bem a pele à volta da ferida com um algodão limpo. Aplique um penso adesivo ou uma ligadura.

Feridas com areia ou farpas

Retire as farpas ou pedrinhas agarradas à ferida com uma pinça esterilizada. Se a ferida tiver terra ou areia agarrada, continue a lavar com água durante pelo menos 20 minutos. Limpe a pele e aplique uma ligadura ou penso.

Nos dias seguintes, examine regularmente a ferida. Se surgirem dores fortes, tumefacção, vermelhidão ou um vergão vermelho, esses sintomas podem indicar uma infecção ou a presença de um corpo estranho. Nesse caso, consulte um médico.

Recorra ao médico ou aos serviços de urgência do hospital em caso de uma ferida aberta que precise de ser cosida ou de feridas causadas por um objecto perfurante, mordeduras, acidentes de viação ou trabalhos agrícolas, pois representam um risco potencial de tétano.

Feridas causadas por objectos perfurantes

As feridas provocadas por pregos, agulhas, vidros e outros objectos cortantes ou pontiagudos podem parecer insignificantes à vista, mas implicam riscos de lesões internas graves. Além disso, podem introduzir sujidade e microrganismos a grande profundidade — provocando uma infecção que pode alastrar por debaixo da pele. Consulte o médico depois de ter lavado a ferida e aplicado um penso.

Se o objecto que provocou a ferida ficou enterrado, não tente retirá-lo. Aplique uma ligadura em rodilha.

ferida


Adicionar Comentário