Esterilização, um processo para destruir germes

A esterilização é um processo que assegura a destruição de bactérias, vírus e outros microrganismos causadores de infecções.

Pode esterilizar em casa o biberão e as tetinas, fervendo-os numa panela de água durante 15 minutos. Como alternativa, pode mergulhá-los depois de lavados numa solução esterilizadora preparada segundo as instruções do fabricante.

Utilize também uma solução esterilizadora para desinfectar as dentaduras. Para as lentes de contacto, existe um produto próprio que deverá ter o cuidado de diluir na quantidade recomendada.

As fraldas dos bebés e a roupa suja podem ser esterilizadas fervendo-as em água. A roupa de vestir e de cama de uma pessoa com uma doença infecciosa deve ser esterilizada para evitar contágio. Certifique-se de que as peças são feitas de tecidos que podem ser fervidos ou desinfectados numa solução de lixívia caseira ou com um produto esterilizador.

Mantenha bem arejado o quarto de um doente e aspire o chão, a mobília e o colchão. Alguns microrganismos podem manter-se vivos no pó durante vários dias. Deve lavar muito bem as mãos após ter estado em contacto com alguém que sofra de uma doença infecciosa ou antes de fazer um curativo. Lave as mãos com água quente e bastante sabão e utilize uma escova de unhas; a seguir, passe-as por uma solução anti-séptica.

A pele à volta de feridas e golpes deve ser muito bem lavada com sabão e água e em seguida passada com uma solução auti-séptiea própria ou iodo antes de se aplicar uma compressa esterilizada.

 


Adicionar Comentário