Estores de lâminas, como fixá-los

Os estores de lâminas são, em geral, comprados por medida; existem no mercado lâminas de diversas cores e larguras que pode escolher a seu gosto.

Print Friendly, PDF & Email

Os estores de lâminas são, em geral, comprados por medida; existem no mercado lâminas de diversas cores e larguras que pode escolher a seu gosto.

Há três maneiras diferentes de fixar a caixa de topo — no vão da janela, aparafusada às paredes laterais, ao topo ou na parede, por cima da janela.

Se fixar o estore dentro do vão, meça cuidadosamente a largura do topo e da base, pois podem ser diferentes; meça também a altura do vão. Dê as medidas exactas ao seu fornecedor para que este possa calcular as dimensões finais do estore.

Se pretender colocar o estore no vão à face da parede, conte com pelo menos mais 5 cm de cada lado para evitar que o seu estore tenha tendência para entortar para dentro do vão.

O estore é fornecido com dois suportes de fixação para a caixa de topo, com furação que lhes permite serem apara-fusados de lado, por trás ou de topo, e com indicação de «direito» e «esquerdo».

Cada suporte tem uma pala articulada que deve ser posicionada de modo a elevar-se à frente. Segure um dos suportes sobre o local onde vai ser colocado; assinale na parede os pontos de furação através dos furos de fixação apropriados; seguidamente, fure a parede e coloque as buchas, aparafuse o suporte no sítio e repita a operação para fixar o segundo suporte.

Abra a pala articulada de cada suporte e insira o estore, depois feche as palas até ouvir um estalido, sinal de que estão bem fechadas.

Em geral, os estores domésticos precisam de um suporte central se a largura exceder 1,5 m. Antes de encomendar o estore, consulte o seu fornecedor.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Bricolage

Comentários

  • Era muito bom se a explicação fosse acompanhada de um video, pois os que existem no Youtube, o acesso é lateral, como em Portugal muitos são por baixo, gostava de saber qual a melhor forma de substituir as lâminas da persiana.

    Pedro Silva 30 de janeiro de 2015 19:51 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *