Entorses e distensões, como aliviar as dores

As lesões nas articulações e nos músculos — conhecidas, respectivamente, por entorses e distensões — são vulgares e por vezes extremamente dolorosas.

As entorses dão-se nas articulações quando um ligamento — o tecido flexível que une os ossos — sofre uma torção ou ruptura. As distensões ocorrem quando um músculo é alongado em excesso ou se rompe.

O tratamento de ambas as lesões inclui pensos frios, a elevação do membro lesado e uma ligadura firme. Estas três técnicas visam a restringir a hemorragia interna nos tecidos afectados.

Para fazer um penso frio, meta cubos ele gelo num saco de plástico, dê um nó e esmague o gelo com um martelo. Em seguida, envolva o saco de gelo numa toalha e aplique na zona lesada. Conserve o penso durante 20-30 minutos.

O penso frio actua por arrefecimento e constrição dos vasos sanguíneos em volta da lesão, limitando assim o inchaço provocado pela hemorragia interna. No entanto, para ser eficaz, o penso tem de ser aplicado até 30 minutos a seguir à lesão.

Como tratar uma entorse do tornozelo

Descalce o sapato e coloque o pé acima do nível do coração. Se a entorse ocorreu há menos de 15-30 minutos, aplique um penso frio na articulação lesada e segure-o no lugar com uma ligadura durante 20-30 minutos.

Depois de retirar o penso, ligue a articulação com firmeza.

Como tratar uma distensão muscular

Coloque a vítima na posição mais cómoda possível, com o membro lesado acima do nível do coração. Aplique um penso frio no músculo distendido e segure-o com uma ligadura durante 20-30 minutos.

Retire o penso e ligue a zona afectada com firmeza, mas não tão apertada que impeça a circulação. Se a distensão for num braço, ampare-o com uma ligadura de suporte.

entorse


2 comentários

  1. Rayanna Cristina 9 de Julho de 2013
  2. Leticia Gabrielly 30 de Outubro de 2013

Adicionar Comentário