Dores nas pernas, como aliviar e evitar as dores

Os praticantes de jogging e certos desportos e alguns atletas, sobretudo os corredores da maratona, são particularmente atreitos a um determinado tipo de dores nas pernas — uma dor que atinge a parte inferior da perna e é provocada por uma inflamação ou ruptura dos músculos e tendões dessa parte da perna em resultado de um esforço excessivo, de choques súbitos e violentos ou do repetido calcar do pé de encontro ao chão.

Se tem sintomas que podem ser causados por uma ruptura muscular ou de tendões, não tente diagnosticar sozinho o seu mal. Consulte o seu médico ou o serviço de urgência de um hospital.

Prevenção

A fim de evitar esses acidentes, convirá tomar as seguintes precauções:

  • Quando praticar jogging ou um desporto numa superfície dura, deve usar sapatos especiais, com uma sola grossa que amorteça os choques.
  • Evite praticar jogging em solo duro ou irregular.
  • Mantenha a forma física fazendo regularmente exercício sem excessos e sem exigir demasiado aos músculos das pernas. O exercício praticado ocasionalmente e em excesso pode provocar dores nas pernas ou até entorses e distensões.
  • Antes de se dedicar a uma actividade que exija um grande esforço aos músculos e tendões, deve sempre fazer exercícios de aquecimento.

Recuperação

Os músculos e os tendões recuperam normalmente por si ao cabo de um mês de descanso. Evite praticar exercícios vigorosos enquanto não tiver recuperado completamente, pois de outra maneira a lesão poderá tornar-se crónica. Quando a dor desaparece, a prática de um desporto que não exija grandes esforços, como a natação, pode contribuir para um restabelecimento mais rápido. A fisioterapia pode também ser útil em tais circunstâncias.


7 comentários

  1. José São José Simões 2 de Outubro de 2013
  2. Fernando Manuel Silva Pires 2 de Outubro de 2013
  3. Victor Camoezas 12 de Outubro de 2013
  4. Victor Camoezas 12 de Outubro de 2013
  5. Washingtom Luis 27 de Outubro de 2013
  6. Orlando Alves Dos Reis 11 de Novembro de 2013
  7. Vanúzia Florentino 23 de Janeiro de 2014

Adicionar Comentário