Dores nas costas, como evitar e atenuar as dores

A melhor maneira de prevenir as dores nas costas consiste em adoptar uma postura correcta em todas as circunstâncias — no trabalho, nas actividades dos tempos livres, nos momentos de lazer ou a dormir. Contudo, quando as dores nas costas se manifestam, podem combater-se permanecendo durante meia hora num banho quente de imersão, deitando-se de costas numa cama dura ou ainda executando os exercícios ilustrados na caixa. No entanto, se a dor for intensa e persistir durante mais de dois ou três dias, consulte o seu médico.

Levantar objectos pesados

Nunca tente erguer um peso superior às suas forças; se tiver de o fazer, peça a alguém que o ajude ou siga as instruções dadas em levantar objectos pesados.

Jardinagem

Arrancar as ervas daninhas é uma tarefa que provoca dores nas costas quando é executada numa posição incorrecta. Em vez de dobrar o corpo pela cintura, ajoelhe-se sobre um ou ambos os joelhos O mais perto possível das ervas para não ter de se esticar. O mesmo se aplica quando pretender levantar do chão um pequeno objecto.

Sentar-se e dormir na posição correcta

É muito importante adoptar uma posição correcta quando se senta numa cadeira ou ao volante de um automóvel. Sente-se bem direito, com os ombros recuados e a região lombar apoiada. Durma num colchão duro, de preferência ortopédico, concebido para dar apoio à coluna. Se dorme num colchão macio, coloque-o sobre pranchas ou placas de aglomerado ou platex.

dor_nas_costas


Adicionar Comentário