Dores de garganta, como saber as suas causas e obter alívio

Uma sensação de ardor na garganta pode ser uma simples consequência de se ter passado uma noite a beber, a fumar e a falar alto. Pode ser também um sintoma de uma doença vulgar, como uma constipação, uma gripe, uma faringite ou uma amigdalite.

As dores de garganta tratam-se com repouso, chupando pastilhas para a garganta e tomando bebidas quentes. Por vezes, obtêm-se também bons resultados tomando um analgésico na dose recomendada e gargarejando a intervalos de algumas horas com água morna com sal.

Casos em que deve consultar o médico

Consulte um médico quando as dores de garganta persistirem durante mais de uma semana. Deve também consultar o médico se as amígdalas estiverem tumefactas e inflamadas ou apresentarem pontos brancos. Pode tratar-se dos sintomas de uma amigdalite — outros sintomas são febre alta e sensibilidade nos gânglios do pescoço.

As dores de garganta acompanhadas de febre, tumefacção dos gânglios do pescoço, fadiga e fraqueza podem ser um sintoma de mononucleose infecciosa. Se apresentar esses sintomas, consulte um médico.


Adicionar Comentário