Como vencer os problemas de sono

Não existem regras seguras sobre o tempo de sono necessário, mas em média os adultos dormem cerca de 8 horas por noite. Alguns, no entanto, precisam de 10 horas de sono, enquanto outros necessitam apenas de 4 ou 5 horas.

Perder umas horas de sono por noite não lhe provoca nenhum prejuízo físico, mas pode torná-lo irritável, nervoso ou apático. As perturbações do sono podem ter diversas causas, sendo a mais comum a ansiedade. A depressão também perturba o sono.

Deve evitar: tomar estimulantes chá, café ou fumar a partir do fim da tarde; ingerir alimentos ricos e indigestos à noite; dormitar durante o dia; ficar agitado tentando resolver problemas de trabalho ou vendo filmes de terror pouco antes de se deitar.

Existem vários processos de eficácia variável para contrariar a insónia. Faça exercícios diários, como o jogging ou a bicicleta, ou dê um passeio. Tome um banho quente antes ele ir para a cama ou beba um copo de leite morno. Utilize roupa de cama apropriada à temperatura do quarto, de modo que não sinta frio nem calor a mais. Tente ler na cama para relaxar, recite poesia ou conte carneirinhos. Pratique exercicios de relaxamento ou ioga.

Se a insónia persistir, consulte o seu médico, que pode eventualmente receitar hipnóticos para o ajudar a diminuir o stress. No entanto, os hipnóticos são apenas uma solução temporária do problema e não tratam as causas. Além disso, podem criar habituação, pelo que é preferível evitá-los.


Adicionar Comentário