Como se preparar, vestir e praticar Jogging

O jogging é um exercício de resistência aeróbia que requer equipamento adequado e uma programação por fases. O vestuário utilizado deve ser confortável e adequado às condições climáticas. Pode adquiri-lo numa loja de artigos de desporto ou usar simplesmente calções e camisola ou fato de treino e roupa interior de algodão ou lã.

O elemento mais importante no equipamento de um jogger são os sapatos, que devem ser cuidadosamente escolhidos. O calçado ideal para jogging deve reunir as seguintes características: possuir um calcanhar subido e estável que dê apoio suficiente, um salto fixo que amorteça o choque no solo e sola com boa aderência; ser almofadado, espaçoso sem ser largo, e com a parte superior bem ajustada ao pé. Corra de preferência numa superfície elástica — por exemplo, em pistas de terra solta, relvadas ou arenosas. Se tiver de correr em pavimento, prefira o asfalto, mais elástico que o betão.

Comece por aquecer fazendo cerca de 10 minutos de exercício físico. A primeira fase de corrida deve processar-se a um ritmo lento e confortável — a duração da corrida é mais importante do que a distância percorrida ou a velocidade mantida. Continue a correr até que o seu ritmo cardíaco esteja ao nível de um treino com exercício aeróbio e mantenha-o assim durante 20 a 30 minutos. Quando acabar, abrande o ritmo, passando a caminhar, e em seguida descanse progressivamente com mais exercícios, de modo que o seu ritmo cardíaco volte ao normal.

Não adopte o jogging sem consultar um médico, se o seu estado de saúde não é bom ou se tem mais de 35 anos.


Adicionar Comentário