Como preparar medicamentos naturais

Vários dos medicamentos naturais requerem tipos de preparação especiais. Conheça agora cada um deles e veja como proceder em cada caso, permitindo assim que as receitas tenham os resultados esperados.

Preparação de Cataplasma

Para a preparação do cataplasma utilizam-se, sempre, ervas frescas, que devem ser esmagadas até que se obtenha uma substância semelhante a uma papa. Em alguns
casos específicos, a erva pode ser fervida em um pouco de leite., ou vinagre. Nos dois casos esperar que o liquido evapore completamente.
Em seguida colocar a papa entre dois pedaços de gaze ou tecido bem limpo, de preferência linho, e aplicar sobre aparte do corpo afetada.

O cataplasma costuma ser utilizado para o tratamento de
dores reumáticas, inflamações da pele, inchaços, contusões, ulcerações, feridas e chagas.

Preparação de Decocção

A decocção é um tipo de preparação de medicamento utilizado quando a erva indicada pertence a categoria de plantas que não perdem a eficácia quando, expostas ao calor. O método da decocção também é adotado quando a receita especifica o uso das raízes, cascas, ramos e sementes, que pertençam a plantas compactas e lenhosas. Nesse caso é necessário submeter a parte indicada da planta ao cozimento, em doses de água que variam de acordo com cada receita. A ebulição deve acontecer em fogo brando, podendo durar de algumas horas a poucos minutos, conforme a indicação.
A decocção usualmente deve ser coada com um filtro de papel ou coador de pano. Para maior aproveitamento, deve-se espremer a papa obtida entre os dedos, retirando assim o máximo de suco. O cozimento é que vai permitir retirar da planta todos os seus princípios ativos.

Preparação da Infusão

Para preparar uma infusão é necessário cortar em pequenos pedaços a parte da planta que se for utilizar, tanto
pode ser a folha, como as flores, raízes, caule etc. Em
seguida, jogar água fervente. O recipiente utilizado deve ser fechado com uma tampa.
A infusão deve durar, no mínimo, quinze minutos. Da mesma forma que a decocção, para coar utiliza-se filtro de papel ou então coador de pano.

Preparação da Maceração

No caso da maceração, para poder retirar todos os princípios medicinais de uma ou mais plantas, é preciso colocá-las num recipiente com tampa (numa garrafa, por exemplo) e acrescentar uma dose pré-estabelecida de água fria, álcool, vinagre ou vinho. O processo de maceração pode demorar de algumas horas a alguns dias, conforme especificado na receita. Também é necessário coar o líquido obtido.


Adicionar Comentário