como tratar uma vítima de Choque eléctrico

Um choque eléctrico pode matar ou produzir uma diversidade de lesões, incluindo queimaduras graves e asfixia.

Nunca toque directamente numa vítima de choque eléctrico enquanto a corrente não tiver sido desligada. Se o fizer, a corrente poderá passar também através de si.

Se alguém apanhar um choque eléctrico em casa ou no trabalho, desligue o interruptor do quadro de electricidade, se souber onde fica e conseguir alcançá-lo. No caso de se tratar de um aparelho ligado à corrente, desligue a ficha da tomada, se estiver ao seu alcance. Não utilize o interruptor, pois a causa da avaria pode ser um interruptor avariado.

Se não conseguir cortar a corrente, afaste a vítima da fonte de energia eléctrica com o auxílio de um objecto não condutor, como, por exemplo, o cabo de uma vassoura. Quando fizer isso, ponha-se em cima de um tapete de borracha enxuto ou uma pilha de jornais. Não toque na vítima com as mãos.

Nunca utilize um objecto metálico ou que esteja húmido. Se estiver no jardim, procure colocar-se em cima de uma tábua seca ou outra superfície isolante.

Assim que for cortada a corrente, chame uma ambulância se a vítima estiver (ou tiver estado) inconsciente, tiver sofrido queimaduras ou se sentir mal. Se a vítima tiver deixado de respirar ou o coração dela deixado de bater, faça-lhe respiração artificial; se estiver treinado a fazê-lo, aplique-lhe a massagem cardíaca externa. Em seguida, coloque a vítima na posição lateral de segurança. Cubra eventuais queimaduras com um pano limpo de algodão.

 

choque_eletrico2

Se o acidente envolver cabos eléctricos de alta tensão ou uma linha de caminho de ferro, telefone para o número de emergência indicado no poste, na subestação ou na estação de caminho de ferro. Pode ainda ligar para o 112. Chame uma ambulância, pois a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

No caso de cabos de alta tensão caídos por terra, mantenha-se a uma distância de cerca de 20 m, pois, se estiverem danificados e o solo molhado ou a atmosfera muito húmida, a energia eléctrica pode produzir um choque fatal nessa área.


One Response

  1. marli santos gonzaga 17 de Agosto de 2010

Adicionar Comentário