Como fazer um bom Churrasco

Controle o calor erguendo ou baixando a grelha ou espalhando as brasas com o atiçador e a tenaz.

Print Friendly, PDF & Email

Antes de planear uma festa de churrasco, domine bem a técnica de acender e controlar o lume e conheça os tempos aproximados para grelhar vários alimentos.

Prepare-os com antecedência, especialmente as carnes e a criação, que devem ser, se possível, marinadas antes de grelhadas.

Como acender o lume para o churrasco

O carvão vegetal é o combustível mais indicado para os churrascos. Poderá acendê-lo fazendo um pequeno monte de carvão sobre pedaços de papel amarrotado e aparas de madeira seca colocados no centro do churrasco.

Também se podem adquirir acendalhas não tóxicas para churrasco. Sejam líquidas para aspergir ou sólidas para introduzir no meio do carvão, siga sempre as instruções do fabricante. Nunca utilize gasolina ou combustível para isqueiro, pois são demasiado perigosos, deitam cheiro e estragam os alimentos.

Ao fim de cerca de 20 minutos, quando o carvão estiver a arder convenientemente, remexa o monte de forma a espalhá-lo numa camada uniforme, cubra-a com mais carvão e deixe arder durante mais 20-35 minutos. As brasas devem apresentar então uma tonalidade de cinza, se for de dia, ou vermelho-brilhante, se estiver escuro; estarão assim prontas para o churrasco.

Tenha à mão um atiçador e uma tenaz para remexer as brasas e uma garrafa de água para borrifar o carvão se se formarem chamas.

Como cozinhar no churrasco

A carne grelhada em churrasco não deve ficar excessivamente tostada por fora, a não ser que se goste dela bem passada. Controle o calor erguendo ou baixando a grelha ou espalhando as brasas com o atiçador e a tenaz. Em certos churrascos, é possível controlá-lo ajustando as entradas de ar.

Grelham-se bem no churrasco postas de carne magra, hamburgers, salsichas e costeletas de porco. Pincele a carne com óleo de cozinha e vire-a uma só vez enquanto grelha. Conte com 10-12 minutos para cada lado para bifes e hamburgers bem passados e metade desse tempo se os quiser mal passados. As salsichas levam cerca de 5 minutos de cada lado; as costeletas de porco 15-20 minutos (a carne de porco deve ser sempre bem passada).

As espetadas constituem um prato saboroso. Prepare-as com antecedência e conte com duas por pessoa. Grelhe as espetadas durante 15-20 minutos, virando-as uma só vez.

Podem também assar-se no churrasco batatas com pele. Lave batatas grandes, faça-lhes alguns furos, esfregue-as com sal e embrulhe-as em papel de alumínio.

Molho para churrasco

Dê um toque especial ao seu churrasco com um molho apetitoso. Para obter um molho simples, prepare 150 ml de caldo de carne (ou água) e misture-lhe 3 colheres de sopa de ketchup, 2 de molho Wor-cestershire e 2 de vinagre de vinho. Acrescente 2 colheres de sopa de açúcar escuro e 1 colher de chá de aipo em pó e piripiri. Misture tudo muito bem, acrescente umas gotas de molho de tabasco, conforme o gosto, e sirva.

 

5a9e28_12

Como construir um churrasco em casa

Pode construí-lo facilmente utilizando tijolos e uma grelha de forno. Empilhe os tijolos de modo a formarem um espaço fechado em três lados, mas deixe uma abertura correspondente a dois tijolos na camada do fundo para permitir a passagem de ar para o lume e coloque uma grelha sobre os tijolos.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  • Lindíssimo casal.

    Maria Solange de Carvalho 13 de janeiro de 2013 20:28 Responder
    • Afinal querem que se leia o quê se a tela fica escura e dificilmente se lê o que está escrito. Deixem-se de hipocrisias e de insultar a inteligência das pessoas.

      Lage 23 de janeiro de 2013 11:19 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *