Técnicas dos bordados

Os pontos de bordar são usados para contornar ou encher uma determinada forma de um desenho. Embora o seu número possa parecer ilimitado, é possível agrupá-los em famílias, consoante o ponto que lhes está na origem

Print Friendly, PDF & Email

Os pontos de bordar são usados para contornar ou encher uma determinada forma de um desenho. Embora o seu número possa parecer ilimitado, é possível agrupá-los em famílias, consoante o ponto que lhes está na origem. Assim, o ponto atrás é, em geral, para contornar em linhas rectas, mas constitui também a base para outros pontos decorativos; o ponto de cobertor é muito utilizado para rematar margens; o ponto de cadeia resulta principalmente para contornar e em barras decorativas; o ponto de cruz é indicado para barras decorativas, para contornar ou encher, e o ponto pé-de-flor é ideal para contornar em linhas curvas.

O bastidor tem por finalidade manter o tecido esticado enquanto se borda para que os pontos sejam regulares.

Os fios e linhas para bordar não devem exceder 45 cm para evitar que se desfiem e formem nó.

Para prender a linha no princípio do bordado, segure-a no avesso do tecido e dê pontos para cobrir 5 mm de linha. Para rematar, passe a agulha pelo avesso sob 5 mm de pontos feitos e depois corte a linha. Nunca dê nós.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Roupa e Vestuário

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *