Técnicas básicas para aprender a plantar

Aplicam-se as mesmas regras para plantar qualquer planta: nunca faça plantações quando o solo estiver gelado ou ensopado; abra uma cova bastante maior do que o volume da raiz da planta; mexa o menos possível nas raízes e envolva-as em terra de boa qualidade humedecida.

E importante que as plantas sejam colocadas à profundidade conecta, de forma que as raízes não fiquem nem muito à superfície nem demasiado enterradas. Essa profundidade é visível muitas vezes na própria planta pela marca da terra que fica no caule quando aquela é desenvasada. Plante as herbáceas de modo que a terra fique ao nível do colo. Se não puder fazer a plantação durante algum tempo, encoste as plantas a um lado de uma vala em V e cubra as raízes com terra.

Como plantar árvores e arbustos

As árvores (incluindo as árvores de fruto) e arbustos podem comprar-se envasados ou não (de raiz nua). Se as raízes se encontrarem a descoberto, ponha-as de molho em água durante algumas horas; corte as raízes estragadas e plante. Com plantas envasadas, mantenha a terra húmida até à plantação.

Ao abrir uma cova para plantar uma árvore ou um arbusto, retire e guarde a camada superior do solo. Misture uma boa quantidade de estrume bem curtido ou composto e um pouco de adubo na camada de terra que separou.
Se o arbusto precisar de um tutor, enterre-o no fundo da cova antes de colocar a planta e encha a cova com um pouco da terra que preparou. Para árvores de raiz nua, faça um montículo da camada superior da terra adubada no fundo da cova e espalhe as raízes por cima. Acrescente mais terra, aconchegando-a cuidadosamente à volta das raízes, até encher cerca de dois terços da cova.

Uma planta que quando for comprada tiver as raízes envolvidas num saco de plástico deve ser colocada na cova com o plástico; em seguida, corte-o e retire-o. Se a planta vier num vaso, retire-a cuidadosamente e coloque-a na cova.
Deite uma porção de terra e calque com firmeza. Encha a cova com água e deixe-a embeber; acabe de a encher com mais terra. Não a calque, mas assim que ela acamar acrescente mais, formando um montículo. Abra um sulco à volta do caule da planta e regue com um balde de água, Durante o primeiro Verão, regue a planta com cerca de um balde de água por semana.

Como plantar rebentos

Se for plantar cm filas, marque-as com uma corda esticada entre estacas. Abra os furos de plantação a intervalos regulares. Espace-os consoante a natureza das plantas, pois se forem altas e finas podem ficar mais juntas; as que se espalham mais necessitam de mais espaço.

Tire cada rebento do vaso, a não ser que este seja de turfa ou fibra. Bata ao de leve no fundo e nos lados do vaso e a seguir incline-o o suficiente para que o torrão escorregue para a sua mão. Coloque este torrão na cova e envolva-a com a terra tal como fez com as plantas maiores. As plantas nascidas em vasos de turfa ou em vasos de fibra são plantadas com os próprios vasos. As raízes irão crescer através deles.


One Response

  1. Luciana Góes Saraiva 17 de Novembro de 2012

Adicionar Comentário