Como tirar fotografias a plantas e animais selvagens

Para conseguir fotografar convenientemente flores e animais, precisará de uma
boa máquina de 35 mm — v. FOTOGRAFIA. Cada tipo de fotografia exige técnicas, objectivas e acessórios diferentes.

Print Friendly, PDF & Email

Grandes planos de flores

Para este tipo de fotografia, pode utilizar uma objectiva macro ou uma extensão, que se monta entre a objectiva normal com o corpo da máquina. O teleconversor aumenta a distância entre o filme e a objectiva e pode proporcionar uma ampliação superior à da objectiva macro. Uma objectiva de focovariável «zoom» com uma posição de macro também lhe permitirá tirar fotografias em grande plano.

Deve usar-se um pára-sol quando se fotografa no exterior com luz forte; um tripé firmará a máquina c permitirá uma melhor composição, e um disparador de cabo evitará que a máquina trema quando o obturador for accionado. Foque sobre as panes do objecto que pretenda mais nítidas — a curta distância, a profundidade de foco, ou de campo, é muito pequena.

Para maximizar a profundidade de campo, utilize uma pequena abertura (f 11 a f22); se houver luz suficiente, utilize também filme de baixa velocidade (ISO 25 a 125).

A distância curta exagera os movimentos da planta — para evitar uma imagem tremida, escolha um dia sem vento. Se houver uma brisa ligeira, ate a flor a uma estaca ou faça um quebra–vento com estacas c panos ou folhas de cartolina.

Fotografar em contraluz

O contraluz — quando o sol se encontra por trás do objecto — dá um efeito de translucidez às folhas e pétalas; a iluminação lateral permite texturas bem definidas.Sirva-se de uma cartolina branca para reflectir a luz para as arcas sombreadas; para atenuar a luz muito forte, suspenda por cima do objecto um pano branco fino esticado num caixilho.

Afaste os objectos não desejados ou que causem distracção — por exemplo, pedras, galhos caídos ou erva alta — das proximidades do objecto a fotografar.

Fotografar animais

A maioria dos animais selvagens assusta-se com facilidade. Desloque-se com calma, sem barulho e lentamente, para evitar espantá-los: vista roupa de cores neutras c disfarce as superfícies brilhantes do seu equipamento com panos de cores baças.

Os animais normalmente estão quietos quando se alimentam: procure os sítios onde eles aparecem regularmente ou os lugares onde as aves fazem os ninhos — mas não perturbe o ninho nem a vegetação circundante. Talvez consiga atrair os pássaros com comida.

Procure um esconderijo natural o mi boa vista ou esconda-se no automóvel ou numa tenda camuflada.

Para aproximar objectos distantes, precisa ou de uma objectiva de foco variável («zoom») ou de uma teleobjectiva de 200 a 400 m. As teleobjectivas exageram o tremor da máquina e possuem uma profundidade de foco limitada — portanto, firme a máquina no tripé c seja cuidadoso na focagem.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Ambiente · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *