O que fazer numa entrevista de emprego

Quando estamos à procura de emprego, é nas entrevistas que tudo se decide.

Um currículo pode ser óptimo e o perfil o que a empresa procura, mas se a entrevista não correr da melhor forma, será muito difícil conseguir o emprego.

Por isto, saber como agir e o que fazer numa entrevista de emprego é o que tem a fazer. Quanto mais positiva for a primeira impressão, mais hipóteses terá de ser escolhido. Uma pessoa tem de se mostrar confiante, com à vontade e revelar simpatia.

 

entrevista

 

O que fazer

A primeira coisa é chegar a horas à entrevista. É que se fizer esperar o potencial patrão no primeiro encontro, ele poderá achar que este emprego não é muito importante ou que é uma pessoa desleixada.

Uma das coisas a fazer numa entrevista de emprego é transmitir que é o momento principal do seu dia. Quer isto dizer que não deverá ter outras marcações que impliquem que vai ficar a olhar para o relógio. Isto não fica nada bem aos olhos dos outros, além de que iria transmitir nervosismo.

Em todo o caso, há que ter cuidado com a forma como age na entrevista. Não esquecer que quem vai entrevistar é um especialista em recursos humanos que vai analisar o nosso comportamento.

Por exemplo, a maior parte das vezes temos de esperar um pouco pela chegada do entrevistador. Por mais tempo que espere, aja sempre com calma e não se levante de repente, num salto, quando pensar que a pessoa que entra na sala é ele. Deve esperar com calma até que lhe dirijam a palavra e levantar-se só nesta altura.

Tudo isto pode parecer um amontoado de pormenores, mas o facto é que é numa questão de segundos que a primeira impressão acontece e faz a diferença.

De qualquer das formas, saber o que fazer numa entrevista de emprego implica postura. Há que ter uma postura que não revele nervosismo, mas que está à vontade. De facto, a arte de comunicar é reagir flexivelmente a qualquer situação. Tente, também, olhar o entrevistador sempre que achar ser oportuno e tudo correrá pelo melhor.

Durante  entrevista tente sorrir de vez em quando, mas com termo e moderação, sem exageros. Esteja atento às expressões faciais. Por exemplo, se o entrevistador sugerir algo com a qual não está muito de acordo, não levante muito as sobrancelhas. Claro que vai depender da situação, até porque se estiver a correr tudo bem, um levantar de sobrancelha da sua parte até vai revelar interesse da sua parte.

Algo a fazer numa entrevista de emprego é cuidar do aspeto. Assim, aposte num visual cuidado e formal. Assim, vai mostrar que a entrevista é importante para si e que se esforça para conseguir o emprego.

De facto, a comunicação não verbal é a principal responsável pela primeira impressão que se deixa. O modo como fala também influencia a candidatura.


Adicionar Comentário