O que não fazer numa entrevista de emprego

No nosso artigo anterior aprendemos a prepararmos para uma entrevista de emprego. Mas, é igualmente importante saber o que não fazer numa entrevista de emprego para termos hipóteses de vencer e agradar.

Seguem-se algumas dicas de erros a evitar numa entrevista de emprego.

A evitar

  • Por exemplo, chegar atrasado a uma entrevista, não só vai revelar desorganização como demonstrar que a pessoa não está a dar o devido valor à oportunidade de emprego. O não cumprimento do horário revela que o candidato não valorizou o compromisso que assumiu, já para não falar que é uma falta de respeito. Mais ainda, o candidato vai estar pressionado, pelo que o desempenho poderá sair prejudicado.
  • Outra coisa a não fazer numa entrevista de emprego é levar roupa informal demais. Deve saber escolher o vestuário em função da vaga e empresa à qual nos estamos a candidatar.
  • Um dos erros mais crassos numa entrevista de emprego é não saber nada acerca da empresa ou setor em que atua. Isto é, de facto, muito comum e o que deveria acontecer é o candidato pesquisar acerca da empresa e do setor onde trabalha para reunir o maior número de informações possível.
  • Algo que nunca de se deve fazer numa entrevista de emprego é a expressão oral ser descuidada, com gírias ou usar frases sem sentido. O discurso mais adequado é aquele em que o candidato é objetivo, respondendo às perguntas do entrevistador de forma direta e sem grandes rodeios. Deve responder com calma, pensar e expor as suas ideias com tranquilidade e segurança.
  • De facto, existem pessoas que ficam tão nervosas numa entrevista que começam a falar sem parar e quando dão por si, já mudaram de assunto e acabaram por não responder à questão colocada. Isto é algo que realmente não se deve fazer numa entrevista de emprego.
  • Além disto, mentir acerca de cursos, referências pessoais ou pequenos sucessos irão colocar o candidato numa posição bastante vulnerável, pois vai ter de as suportar por muito tempo. E, como se sabe, “mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo”.
  • Algo que jamais deve passar pela cabeça de um entrevistado e que nunca se deve fazer numa entrevista de emprego é falar mal do anterior ou anteriores patrões e chefes, pois não só vai estar a desviar os pontos de interesse da entrevista, como se vão levantar questões que podem levar a que o entrevistador repense a contratação do candidato.
  • Disputar “tempo de antena” com quem nos está a entrevistar é outra das coisas a não fazer numa entrevista de emprego. O que acontece é que, devido ao nervosismo, muitos são os que acabam por falar desenfreadamente e “roubar” espaço ao entrevistador. Isto, no entanto, é muito previsível para quem está habituado a conduzir entrevistas.
  • Durante a entrevista de emprego e na altura de falar sobre si, não deverá deixar o ego falar mais alto, apresentando um discurso cheio de “eu fiz”, “eu realizei” ou “fui eu que”, apenas porque poderá parecer demasiado presunçoso aos olhos dos outros.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Empresas e Finanças · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *