Extintores, como escolher, guardar e utilizar

Os extintores mais simples e de mais fácil utilização para o combate a incêndios domésticos são o cobertor anti-fogo, uma toalha grande molhada e, em alguns casos, um balde de água. Não use, no entanto, água para apagar fogos de origem eléctrica ou provocados pela combustão de líquidos inflamáveis, óleos ou gorduras.

Se resolver comprar um extintor para ter em casa, certiíique-se de que o tamanho é suficiente para vir a ser útil em caso de necessidade. A capacidade mínima aconselhada para este efeito é de 2 kg, o que, mesmo assim, só dará resultado se se tratar de um incêndio de pequenas dimensões. Os extintores em aerossol revelam-se quase sempre insuficientes, mesmo para fogos muito pequenos. Em caso de dúvida, recorra a um técnico ou a uma corporação de bombeiros.

Existem vários tipos de agentes extintores, que elevem ser utilizados consoante a classe de fogos a que se destinam.

Pó químico seco

Utilize em líquidos inflamáveis ou em equipamento eléctrico. E o mais apropriado para ter em casa e o menos perigoso de utilizar.

Água

Utilize em madeira, papel ou tecido em chamas. Não utilize em material eléctrico ainda não desligado da corrente ou em líquidos inflamáveis como a gasolina e o álcool, o óleo ou gorduras. Não utilize numa televisão, mesmo que esteja desligada.

Dióxido de carbono (neve carbónica)

Utilize em quase todos os tipos de incêndios, incluindo nos de origem eléctrica, mas não em fogões de combustão a óleo ou em pequenos fogos.

Espumas

Utilize em líquidos inflamáveis.

Hidrocarbonetos halogenados (halons)

Utilize em incêndios resultantes de combustão de líquidos ou sólidos liquidificáveis, como, por exemplo, álcoois, gasolinas, gasóleos ou gases. Pode ser usado em equipamentos eléctricos.

Como utilizar um extintor

Certifique-se de que é o adequado à situação.

Desligue a corrente eléctrica se se tratar de material eléctrico.

Ponha-se de cócoras para evitar o fumo e mova o extintor de um lado para o outro.

Dirija-o para a base das chamas e avance da periferia para o centro.

Aprenda a manejar o extintor antecipadamente para não perder tempo.

Proceda à manutenção regular do extintor. O fabricante ou representante aconselhá-lo-ão quanto à periodicidade das inspecções.

Como colocar um extintor no seu automóvel

Coloque no seu automóvel um extintor de pelo menos 1 kg com pó químico seco, neve carbónica ou hidrocarbonetos halogenados. Qualquer deles pode ser aplicado com segurança em material eléctrico. Areje sempre o automóvel após a utilização do extintor para evitar riscos de intoxicação. Guarde o extintor num local que possa alcançar de repente — prenda-o debaixo do painel de instrumentos do automóvel ou junto ao tapete aos pés do condutor, e nunca na mala do carro. Mande fazer uma revisão anual.

ATENÇÃO

Se ocorrer um incêndio em sua casa, faça sair toda a gente antes de tentar dominá-lo e mande chamar os bombeiros. Não tente apagar um fogo se ele for grande e começar a alastrar ou lhe parecer que isso vá acontecer.

extintores


Adicionar Comentário