Como fazer um Bonsai

A beleza da arte oriental do bonsai é já muito apreciada em alguns países ocidentais. Há lojas de plantas que vendem árvores já talhadas em formas tradicionais, na sua maior parte destinadas a não crescer mais do que 50-60 cm. Também há à venda os utensílios para cultivar plantas a partir da semente.

Print Friendly, PDF & Email

A beleza da arte oriental do bonsai é já muito apreciada em alguns países ocidentais. Há lojas de plantas que vendem árvores já talhadas em formas tradicionais, na sua maior parte destinadas a não crescer mais do que 50-60 cm. Também há à venda os utensílios para cultivar plantas a partir da semente.

 

O jardim bonsai

Na maior parte, as árvores e muitos arbustos, com excepção das espécies que crescem rapidamente, podem ser transformados em bonsai. O pinheiro-branco japonês e o zimbro são populares para o cultivo em vasos individuais e criam-se com facilidade.

Quando se plantam em conjunto no mesmo recipiente grupos de árvores bonsai chamados «bosquezinhos», deixam-se habitualmente crescer à vontade. Os bordos, vidoeiros e carvalhos prestam-se para tal.

O recipiente, ou tabuleiro (bonsai significa «plantar em tabuleiro»), é parte integrante do processo. Os tabuleiros bonsai, com orifícios em baixo e geralmente pouco fundos, podem ter variadas formas redonda, oval, rectangular e hexagonal, por exemplo. Os materiais mais agradáveis à vista são a pedra natural e a terracota.

 

Como preparar uma árvore

Leva um ano ou mais a preparação de uma árvore bonsai a partir da semente. Escolha os exemplares na Primavera ou no Verão entre aquelas plantas cujo caule principal tenha aproximadamente 10 mm de diâmetro. Se já estiverem no seu jardim, deixe-as na terra. Caso contrário, coloque-as num vaso com mistura para plantas fora de casa, mas abrigadas.

Comece imediatamente a preparação, pode a planta sensivelmente no feitio desejado, deixando vários ramos principais de cada lado do tronco, mas tenha atenção para que não fiquem directamente opostos dois a dois. Procure obter um efeito agradável e equilibrado, mas assimétrico.

No Inverno, o caule principal deve ter 10 mm de diâmetro e estar pronto para a próxima fase da preparação. Corte o caule principal a cerca de 150 mm da base. Retire cuidadosamente a árvore do solo ou do vaso e apare-lhe cerca de um terço das raízes para caber no tabuleiro.

Coloque a árvore no tabuleiro, usando fio eléctrico isolado para prender as raízes nos orifícios da base daquele. Ponha mais fio enrolado à volta do tronco e dos ramos para os encurvar no feitio desejado. Enrole o fio numa espiral regular de baixo para cima, num ângulo de 45°, à volta do tronco e dos ramos. Não deixe que exerça demasiada tensão e não o cruze Encha o tabuleiro com mistura para plantas e sobreponha-lhe uma camada de musgo. Coloque o vaso num lugar abrigado fora de casa.

 

Cuidados com o seu bonsai

Passado um ano, deve podar pela segunda vez a raiz principal do bonsai; anualmente, deve rodear a árvore com fio novo para que possa crescer. Pode continuar a afeiçoá-la arrancando-lhe com os dedos alguns rebentos. O tamanho das folhas das caducifólias ou das árvores de folha perene pode ser reduzido cortando com uma tesoura as folhas (mas não o pecíolo) no princípio ou meados do Verão.

Na sua maior parte, as árvores bonsai devem ser mantidas fora de casa, à excepção de curtos períodos para serem apreciadas no seu interior. No Inverno, precisam de um local fresco abrigado da geada e bem iluminado.

Regue as árvores bonsai de modo a manter a terra moderadamente húmida e borrife-as regularmente Na Primavera e no Outono, dê-lhes uma vez por mês um alimento completo para plantas de interior diluído na proporção de 1 para 4 partes de água.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·

Comentários

  • nao tenho conhecimento da arte propriamente dita, mas aprecio demais, e tudo muito lindo, ou melhor fantasssssstico.

    jose luiz da silva dentello 26 de outubro de 2010 1:26 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *