Consiga o emprego: As perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

Se estiver a preparar-se para uma entrevista, mas não tem bem noção do que lhe vão perguntar, não se preocupe, pois numa entrevista de emprego as perguntas mais frequentes têm a ver com o perfil do candidato, bem como sua experiência pessoal e profissional, mas sem grandes aprofundamentos.

Seguem-se algumas dicas de perguntas frequentes numa entrevista de emprego.

Confira-as!

 

Perguntas frequentes

  • entrevista-empregoUm recrutador vai querer que o candidato fale sobre si e pretender uma resposta sucinta e direta, que valorize o perfil profissional.
  • O recrutador também vai pretender saber quais os objetivos do candidato a curto e a longo prazo. Aqui, deverá ser específico e tentar aproximar os seus objetivos aos da própria empresa. Mais ainda, e nesta linha, também faz parte o recrutador querer perceber o que levou o candidato a enviar o curriculum para a empresa. É nesta altura que deverá mostrar que fez os trabalhos de casa falando sobre a atividade da empresa e como o seu posicionamento a torna de elevado interesse para qualquer profissional.
  • Uma das perguntas mais frequentes tem a ver com analisar a capacidade de que o candidato terá em identificar uma situação ou problema com que se tenham deparado, tendo sido capazes de analisar alternativas e tomar a melhor decisão, que é acerca da decisão mais difícil que se teve de tomar ao longo da carreira. Ligada a esta está a questão sobre a capacidade de uma pessoa trabalhar sobre pressão e com prazos, pelo que uma resposta negativa poderá destruir completamente as hipóteses de escolha. Aproveite e dê exemplos de situações anteriores.
  • Outra pergunta frequente é saber o que o candidato procura num emprego. Existem variadas hipóteses de resposta como o desenvolvimento pessoal e profissional ou desafios.
  • Numa entrevista de emprego, as perguntas mais frequentes também visam conhecer um pouco o candidato mais pessoalmente, ou seja, porque haveria ele ou ela de ser escolhidos em vez de outros candidatos. Está é, realmente, uma das perguntas mais complicadas de se responder. Mas apenas tem de se focar nas suas capacidades, valorizando o seu perfil em adequação à função e empresa que se está a candidatar.
  • Também se é questionado sobre os hobbies. Basta ser-se sincero, mas lembrar-se de que os hobbies também irão demonstrar a capacidade de gestão de tempo ou preocupações com o desenvolvimento pessoal e interpessoal. Questões sobre qualidades também são ponto assente, onde o normal é referir características tidas como universalmente relacionadas aos bons profissionais como o empenho, profissionalismo, persistência ou dedicação.
  • Perguntas acerca da avaliação que o próprio candidato faz da última experiência profissional que teve também são frequentes. Na resposta nunca deverá criticar nem empresa nem colaboradores.
  • Uma última questão é acerca das experiências profissionais que maior satisfação trouxeram, pelo que independentemente da sua escolha, lembre-se é de a justificar devidamente, sendo que deverá mencionar as mais recentes e mais adequadas aos seus próprios objetivos profissionais.

Estas são algumas das perguntas frequentes numa entrevista de emprego. Reveja-as e prepara-se para a entrevista!


Adicionar Comentário