Consiga o emprego! Entrevista de emprego com o Skype

Quer esteja à procura de um estágio ou de emprego ou mesmo uma vaga para fazer um doutoramento fora do país, ser entrevistado via Skype é, hoje em dia, cada vez mais usual nos processos de seleção. Como tal, há que saber evitar amadorismos e erros que poderão ser mal vistos quando se põe o cenário de uma entrevista de emprego com o Skype.

Em especial entre os estudantes, a hipótese de um emprego ou estágio no exterior é hoje uma fase cada vez mais natural na sua vida. Assim, e com a utilização da Internet, é quase certo que só se vai conseguir o lugar através do Skype. E isto porque o Skype se tornou numa ferramenta cada vez mais usada pelas empresas para conhecerem os candidatos que estão fora do país ou localidade onde se encontram.

A questão é estar confortável no conforto do lar em vez de ser entrevistado numa sala de uma grande empresa. Isto não será necessariamente vantajoso, a não ser que se esteja atento aos detalhes.

 

entrevista-skype

 

Dicas para o sucesso

Numa entrevista de emprego via Skype, a primeira impressão marca. O primeiro contacto que se tem é o endereço de Skype, pelo que o endereço de e-mail não deverá ser algo do género luismaisquebom@hotmail.com ou sandrachuchinha@gmail.com. Algo que vai precisar além do endereço é uma foto para que tenha credibilidade e que não leve o recrutador a julgar que está perante um adolescente.

Também há que ter em atenção à roupa. Vista-se como se fosse fisicamente à entrevista. Só porque está a ver o ecrã não quer dizer que apenas o seu rosto é que vai aparecer, a qualquer momento poderá ter necessidade de se levantar e, se for apanhado em calças de pijama, só vai revelar desleixo e falta de investimento da sua parte.

Numa entrevista de emprego via Skype você realiza o seu próprio filme, pois deverá escolher com cuidado o local, a luz e testar a rede e som antes da entrevista. Saiba que deverá evitar zonas com pouca rede, nem que seja a área mais bonita da casa. Quanto ao local, é crucial o cenário atrás de si, pois também vai estar na mira do entrevistador.

Previna-se e tenha tudo à mão. Tenha o curriculum e outros documentos ou instrumentos que possam fazer falta por perto. No caso de ter um iPad, poderá ser útil para você poder mostrar algum trabalho que tenha realizado na faculdade ou mesmo para procurar alguma informação relevante para a entrevista. Ter o curriculum na secretária pode ajudar na clarificação de datas, avaliações, por exemplo. Nunca se esqueça de que se tiver de se levantar para ir buscar qualquer coisa, o entrevistador vai aproveitar para ver e-mails ou adiantar um qualquer outro assunto e pode ser que perca a oportunidade de voltar a sua inteira atenção.

Uma última sugestão para uma entrevista de emprego via Skype é preparar a entrevista, pelo que será fundamental estar bem informado acerca da empresa ou escola a que se candidata. Não se fique pelas informações que possa encontrar na Wikipédia e vá mesmo ao site da empresa ou instituição e leia-o de uma ponta à outra.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Empresas e Finanças · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *