Dicas para uma alimentação mais saudável

O segredo para uma alimentação mais saudável é saber equilibrar variedade e moderação. Por isso, se está a pensar alterar alguns aspectos da sua alimentação, então saiba que a melhor estratégia é comer um pouco de tudo, mas nas doses certas.

Não é de todo aconselhável, de repente, passar a fazer uma dieta muito restritiva, pois o nosso corpo pode reagir mal. O ideal é que vá adoptando mudanças graduais, dando tempo ao organismo para se habituar aos novos hábitos mais saudáveis.

Confira, de seguida, algumas dicas para uma alimentação mais saudável.

  • dieta-saudavelNão existem dietas milagrosas e, por isso mesmo, desconfie quando tem perante si uma dieta que lhe promete mais do que o seu bom senso aceita. Seja realista e comprometa-se com metas que consegue efetivamente atingir.
  • Comece o dia com um pequeno-almoço equilibrado. Esta é a refeição mais importante do dia. Embora muitas pessoas saltem esta refeição, pois sentem pouca fome pela manhã, este é um grande erro. É fundamental que o corpo tenha sempre algo para ingerir, pois caso contrário entra em modo “sobrevivência” e começa a acumular gordura.
  • Opte por fazer diversas refeições ao longo do dia (pelos menos 6), em vez de fazer apenas 3 grandes refeições. É importante realizar várias refeições ao dia a horas regulares, não passando mais do que três horas e meia sem comer.
  • Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente. Esqueça os snacks (salgadinhos) e a bolacha recheada.
  • Quando cozinhar as suas refeições, opte por cozinhar com métodos mais saudáveis. Evite fritos e usar demasiada gordura. Em alternativa, cozinhe no vapor, opte por grelhados, assados e estufados sem refogado.
  • Dê sempre preferência por incluir nas suas refeições, maiores quantidades de alimentos saudáveis, como carnes brancas, peixes, ovos, cereais integrais ,frutas e vegetais.
  • Beba bastante água, entre 6 a 8 copos ao longo do dia. A água é essencial ao bom funcionamento do nosso organismo e ajuda a eliminar toxinas indesejáveis.
  • Limite o uso do sal na confeção das suas refeições. Em alternativa, opte por utilizar especiarias e ervas aromáticas.
  • Evite utilizar óleos demasiados gordurosos. O azeite é uma gordura saudável, quer para temperar, quer para cozinhar.
  • Tenha alguma moderação com a ingestão de bebidas alcoólicas. Limite a 2 copos de vinho por dia para os homens e 1 para as mulheres. Moderar o consumo de álcool é também fundamental para uma alimentação saudável.

Adicionar Comentário