Dicas para fazer screamo

Quer conferir dicas imperdíveis para aprender a fazer screamo? Aqui você confere os conselhos de especialistas.

Antes de tudo, é preciso esclarecer que Screamo não é o mesmo que Gutural. O screamo é um estilo de vocal muito usado pelas bandas de Hardcore ou Metal Core.

A voz fica com uma sonoridade gritada e “rasgada”. No entanto, por mais que não possa parecer, há muita técnica por trás do screamo.

A seguir você confere as dicas essenciais para aprender a buscar maneiras de fazer screamo.

 

1ª dica para fazer screamo: conte com um treinamento básico de música

Antes de sair por aí liberando vocais possantes, aprenda primeiro as noções elementares da música. Estude as escalas mais simples, como a de Dó ou Lá menor.

Outra coisa que você precisa ter bem claro em sua mente é a capacidade de discernir a intensidade e a altura de um som.

Intensidade do som refere-se ao volume. Ou seja: se você não souber qual a força que precisa aplicar para produzir um bom screamo, então de nada adiantará continuar treinando. Guarde bem essa dica para fazer screamo.

Quanto à altura, é ela que determina se o som é grave ou agudo. As pessoas às vezes não percebem, mas o screamo está muito bem entrosado com a música, sendo afinado e estando no ritmo certo.

Perceba que quando acaba a parte do screamo e o vocalista canta normalmente, ele é afinado e respeita os tempos da música.

Por isso, se você for um leigo em música, primeiro aprenda as noções básicas, porque screamo é para especialistas.

 

2ª dica para fazer screamo: treine seu ouvido ouvindo muitas referências

O problema de muitos jovens é que assim que conhecem o screamo já querem sair praticando. Esse erro impede que você tenha uma noção básica de qualidade sobre um bom screamo e um screamo ruim. A dica para fazer screamo é ouvir muito o jeito que os principais vocalistas cantam.

Antigamente isso era muito difícil, porque o acesso às músicas, mesmo as mais populares, era limitado.

Hoje, com o Youtube, você pode passar horas assistindo vídeos dessas bandas. A sugestão aqui é que você monte na sua conta do Youtube uma playlist apenas com as músicas com screamo de que você gosta.

Se precisar de algumas sugestões de banda, guarde aí: Alesana, Escape the fate, Underoath, Heavy Heavy Low Low e Aiden.

Essas são um bom começo para você começar a construir um padrão de qualidade, dica essencial para fazer screamo.

 

3ª dica para fazer screamo: matricule-se em uma aula de canto

Existe uma imensidão de vídeos no Youtube ensinando como fazer Screamo. Mas essas pessoas que estão ensinando são profissionais no assunto? Elas conhecem a sua voz, o seu nível musical e o seu tempo de experiência no canto?

Por isso, não se deixe iludir. A dica para fazer screamo aqui é que por mais que pareça bem prático aprender screamo pelo Youtube, não é nem um pouco confiável e saudável para a sua voz.

Procure um especialista para ajudar você. Ele é necessário porque o screamo envolve diversas técnicas do canto que precisam ser ensinadas presencialmente, como respiração intercostal ou diafragmática, controle da voz, da intensidade do som, projeção e ressonância.

Dessa forma, além de atingir uma altíssima qualidade nos seus screamos, você também protege sua garganta, evitando a formação de calos nas cordas vocais.

Lembre-se sempre dessas dicas para fazer screamo. Bom treino!


Adicionar Comentário