Como usar o espaço no porta-bagagem de tejadilho

Na maior parte, os porta-bagagens de tejadilho, à venda nas lojas de acessórios para automóveis, são ajustáveis de forma a poderem adaptar-se a quase todos os modelos de automóvel. Os suportes angulares, apoiados nas caleiras do tejadilho, são presos por braçadeira apertadas com parafusos de porcas compridas e com fecho de mola. Também existem modelos com sistemas de fixação para os automóveis sem caleiras. Escolha um porta-bagagem que fique centrado e não exceda a superfície do tejadilho.

A forma de carregar um porta-bagagem de tejadilho determina a sua resistência ao ar, afectando não só a estabilidade e a facilidade de manobra do automóvel, como também a velocidade e o consumo de combustível. Quanto maior for a resistência, maior será o aumento de consumo e também a diminuição da velocidade. Coloque, deitadas, as malas maiores, com os embrulhos mais pequenos arrumados na parte da frente do porta-bagagem. Deite também as malas mais pequenas por cima das outras na parte de trás, de modo que a carga seja maior atrás do que à frente.

Proteja a bagagem com uma cobertura de lona, oleado ou plástico. Estenda a cobertura sobre o porta-bagagem, deixando o tecido em excesso

Pender para fora

Carregue a bagagem e dobre por cima os lados e a parte de trás da cobertura. A seguir, dobre a parte da frente para trás, a fim de fazer um «embrulho» sem dobras nem aberturas viradas para a frente. Prenda a cobertura ao porta-bagagem com uma corda ou esticadores de borracha.

Os esticadores consistem num conjunto de seis ou oito braços de borracha, cada um com um gancho numa extremidade, presos pela outra ponta a um anel central. Antes de carregar o porta–bagagem, verifique qual é a carga máxima recomendada pelo fabricante c não ultrapasse esse valor. Encha os pneus com pressão adequada à carga.

Retire o porta-bagagem sempre que não estiver a ser utilizado. A resistência provocada por um porta-bagagem, mesmo sem carga, pode aumentar o consumo de combustível do seu automóvel em cerca de 5 a 10%.


Adicionar Comentário