Como evitar rachas quando está a pregar

serrando o excedente depois da peça unida. Os pregos devem apanhar veios dilerenles.
Pregar madeira dura. Esta madeira racha facilmente. Atira furos-guias com uma broca mais fina do que o prego. prego cilíndrico muito fino utilizado em trabalhos de marcenaria e para fixar bites. A cabeça pequena deste prego entra facilmente na madeira e pode ser tapada depois com massa.

Print Friendly, PDF & Email

Pregar madeira dura

Esta madeira racha facilmente. Atira furos-guias com uma broca mais fina do que o prego. prego cilíndrico muito fino utilizado em trabalhos de marcenaria e para fixar bites. A cabeça pequena deste prego entra facilmente na madeira e pode ser tapada depois com massa.

Tacha

A cabeça grande da tacha serve para fixar alcatifas, revestimentos e tecidos a madeira.

Prego de cabeça larga

Um outro prego de cabeça redonda grande que é indicado para a fixação de materiais leves e pouco compactos. Os pregos utilizados no exterior devem ser galvanizados.

Prego para aglomerado

Este prego destina-se a fixar placas de aglomerado. A cabeça, em forma de losango, enterra-se no aglomerado, ficando escondida.

Prego de pavimento

Este prego achatado serve para fixar tábuas de soalho. Permite obter uma boa fixação e a ponta romba do prego penetra nas fibras da madeira em vez de as afastar, para não rachar a madeira.

Prego anular

Tem dentes que permitem uma boa fixação à madeira e é utilizado em madeiras macias que os pregos vulgares não agarrem bem. É também utilizado para fixar contraplacado e outras placas grandes de diversos materiais.

Prego de aço

É um prego muito duro que pode ser pregado directamente em alvenaria. Proteja os olhos quando prega um destes pregos porque podem partir-se e saltar. Alguns conselhos para pregar:

  • Quando pregar um prego, use sempre o martelo mais apropriado para o trabalho — v. martelos.
  • Quando pregar duas peças de madeira de espessuras diferentes, pregue sempre a peça mais fina à mais grossa.

Escolha um prego cujo comprimento seja cerca de duas vezes e meia a três vezes a espessura da peça mais fina. Se houver o perigo de a madeira rachar — é o caso de todas as madeiras duras —, comece por abrir um furo-guia na madeira. Use uma broca ligeiramente mais fina do que o prego.

Quando pregar vários pregos ovais em linha, evite pregar todos no mesmo veio da madeira, pois de outra maneira a pressão exercida pelos pregos racha a madeira por esse veio.

Para evitar rachar a madeira quando prega um prego quadrado, bata a ponta do prego para ficar romba. Essa superfície plana enterrasse nas fibras da madeira em vez de as afastar, reduzindo o risco de abrir rachas Para obter uma fixação mais firme, introduza o prego obliquamente.

Se quiser que a fixação seja ainda melhor, use pregos suficientemente compridos para que a ponta do prego saia do outro lado da madeira e depois bata-a para a dobrar. Quando as peças de madeira que pretende têm a mesma espessura, aplique pregos dos dois lados para os dobrar também de ambos os lados.

Quando quiser enterrar a cabeça do prego na madeira, use um punção e um martelo. Se tiver dificuldade em fixar os pregos e as tachas pequenas, pode usar uma ferramenta especial de fixação; esta está equipada com um íman que segura o prego enquanto o aponta. Depois, pregue-o com um martelo de estofador.

Evite pregar pregos no topo de uma tábua. Quando for indispensável, introduza dois pregos obliquamente com inclinação oposta, paia melhor fixação, c aplique cola para madeira.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Bricolage · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *