Como reconhecer os diversos tipos de vinho do Porto

O vinho do Porto é produzido numa região que acompanha quase todo o rio Douro, desde as suas margens a zonas elevadas, e que é a mais antiga região demarcada do Mundo, pois data de 1756.

Este vinho generoso é produzido nos tipos:

•     Branco seco. Vinho aperitivo elabo­rado a partir de uvas brancas, é geral­mente consumido nos primeiros anos de idade.

•     Tinto e tinto alourado. Conhecido como Ruby, com idade compreendida entre os 5 e 10 anos, é produto de lota­ções.

•     Alourado Taivtiy. Vinho lotado, envelhecido em cascos de madeira e comercializado a partir dos 10 anos, cuja idade pode atingir várias décadas.

•     LBV (Late Bottled Vintage). Vinho de uma só colheita, engarrafado entre os 3 e 5 anos.

•     Vintage. O mais nobre de todos os tipos deste vinho, proveniente de uma única colheita, engarrafado entre o 2.° e 3° anos e fazendo o resto do seu enve­lhecimento em garrafa.

O vinho do Porto normal que se encontra no mercado é o resultado de sábios lotes preparados por qualificados peritos provadores; quando engarrafado depois de 10, 20, 30 e 40 ou mais anos de casco, essa indicação de idade é regis­tada no rótulo da respectiva garrafa.

Seguem-se uma receita de vinho quente tradicionalmente servido em chá­venas na noite de S. Silvestre e uma receita de um cocktail de vinho do Porto.

Vinho do Porto quente

tempo de preparação: 5 minutos tempo de cozedura: 15 minutos

Ingredientes (para 8 pessoas):

1 garrafa de vinho do Porto de boa qualidade

1 cálice de aguardente velha

1 colher de sopa de mel

1 chávena de café de passas

1 chávena de café de corintos

1  pau de canela

Deite o vinho do Porto num tacho, leve-o ao lume e vá adicionando os res­tantes ingredientes pela ordem acima referida. Mexa até levantar fervura e sirva.

Porto cocktail Ingredientes

2  gotas de bit ter

2 gotas de curaçau

1 colher de café de xarope de açúcar

% de cálice de vinho do Porto


Adicionar Comentário