Como limpar um relógio

A sujidade e o pó são os principais inimigos caseiros dos relógios mecânicos de parede ou de pulso. Se possível, devem ser limpos regularmente por um profissional — os relógios de pulso pequenos uma vez por ano e os relógios grandes com menor frequência.
Pode limpar em casa as peças do mecanismo de um relógio. Tire-as da caixa e mergulhe-as em combustível líquido para isqueiro durante pelo menos 15 minutos. Limpe com um pano que não deixe pêlos e seque as partes móveis com um secador de cabelo. Lubrifique o mecanismo com um óleo fino, aplicando-o com um fósforo nos eixos de suporte das placas giratórias.
Para evitar que a sujidade penetre no mecanismo, conserve as caixas bem fechadas. Se um relógio mecânico parar sem razão aparente, coloque no interior da caixa um recipiente com um farrapo embebido em combustível para isqueiro e feche-a. Os vapores do combustível são por vezes suficientes para remover a sujidade, embora o processo possa demorar várias semanas. Dê corda aos relógios, grandes ou peque¬nos, com cuidado para não partir a mola; para acertar o seu relógio, mova os ponteiros da esquerda para a direita.
Se um relógio eléctrico parar constantemente, é natural que exista um fio solto na CAIXA DE LIGAÇÃO DIRECTA ou na ficha e na tomada a que está ligado — V. FICHAS; TOMADAS E INTERRUPTORES.
Desligue a electricidade no quadro antes de inspeccionar o relógio. Estes relógios devem ser oleados de dois em dois anos ou de acordo com as recomendações do fabricante. Os relógios de quartzo a pilhas e outros relógios eléctricos têm em geral uma vida útil de um a cinco anos. Informe-se ao adquirir um destes relógios. Os movimentos desordenados dos ponteiros ou dos números indicam que as pilhas estão quase gastas.


One Response

  1. ronaldo 4 de Janeiro de 2014

Adicionar Comentário