Como jogar esta variante do bilhar

Na variante do bilhar designada por pool, utilizam-se 15 bolas de várias cores de 50 mm de diâmetro e uma bola branca, com que se joga, ligeiramente mais pequena. Originalmente, as bolas coloridas, metade das quais tinha riscas de cor, eram numeradas. Modernamente, recorre-se a bolas não numeradas, sendo sete vermelhas, sete amarelas e uma preta.

O objectivo do jogo consiste, para cada jogador, em introduzir nas bolsas situadas no bilhar sete bolas da mesma cor e, por fim. a bola preta. O grupo de sete bolas coloridas correspondente a cada jogador só é conhecido após a introdução de uma bola colorida. Por sorteio — moeda ao ar —. determina-se o jogador que pelo menos duas bolas (uma das quais pode ser a branca) tocarem numa das tabelas. Não se verificando qualquer destas circunstâncias, considera-se um falso começo.

Será então o opositor a iniciar o jogo, tendo, como resultante da falta do adversário, o benefício de executar duas tacadas sucessivas.

Logo que um dos jogadores introduza uma bola (vermelha ou amarela) numa bolsa, fica estabelecido qual o grupo de bolas de cor que lhe corresponde — vermelhas se a primeira bola introduzida pelo jogador for vermelha; amarela se a primeira bola for amarela. Se, porém, no mesmo lance, o jogador introduzir uma bola vermelha c uma amarela, caberá ao jogador escolher o grupo de bolas que lhe corresponde.

Se no lance inicial, saída, o jogador introduzir a bola preta, então o mesmo jogador recomeçará o jogo. Se um jogador introduzir uma ou mais bolas do grupo correspondente, continuará a jogar. Só perderá esse direito quando nenhuma bola for introduzida. Cede então o direito de jogar ao seu oponente (diz-se que «a mão passa»). O número de tacadas executadas por um jogador até falhar denomina-se entrada.

Faltas no bilhar

Quando um jogador comete uma falta, não só perde o direito de continuar a jogar como também de jogar após o adversário falhar, visto que este passará a dispor de duas entradas sucessivas.

As faltas ocorrem nas circunstâncias seguintes: Introdução da bola branca, que será colocada no D numa das bolsas.

A bola branca toca numa das bolas do adversário antes de tocar numa das bolas que correspondem ao jogador. A bola branca não toca em nenhuma outra bola.

A bola branca contacta a preta antes de tocar numa das bolas do jogador, mesmo que alguma destas seja introduzida (salvo na tacada inicial).

  • Se a bola branca saltar (mesmo dentro da mesa).
  • Se se introduzir numa das bolsas uma ou mais bolas do adversário.
  • Se a preta for introduzida antes de o terem sido todas as bolas do jogador — caso em que este perde imediatamente O jogo.
  • Se qualquer das bolas saltar para fora da mesa (se for uma bola de cor a saltar, c recolocada no lugar da preta ou o mais perto possível, numa recta que passa pela marca da preta e pelo centro da zona D, mas sem ficar em contacto com qualquer outra bola; se for a branca a saltar para fora da mesa, será recolocada dentro do D).

O corpo do jogador ou a sua roupa tocam em qualquer das bolas, estando estas paradas ou em movimento.

  • Se o jogador não tiver pelo menos um pé no chão.
  • Se o jogador tacar alguma bola que não seja a branca.
  • Se o jogador jogar fora da sua vez.
  • Se se jogar sem que todas as bolas estejam paradas.
  • Se se jogar antes que as bolas sejam recolocadas no lugar devido, quando essa recolocação é exigível.
  • Se se contactar a bola branca com o taco mais de uma vez.

Adicionar Comentário