Como fotografar animais de estimação

Fotografar animais de estimação exige paciência, rapidez de reacção e, frequentemente, manha. O animal pode subitamente voltar as costas à máquina, recusar-se a deixar um ponto inacessível — ou colocar-se numa pose ideal e depois mexer-se no momento em que prime o obturador.

Sugestões úteis para fotografar animais estimação

Tente distrair a atenção do animal e/ou levá-lo a olhar para a máquina uma fracção de segundo antes de tirar a fotografia. É mais provável que ele esteja calmo c colaborante em ambiente familiar; um lugar favorito ou uma actividade da sua preferência também ajudarão a que ganhe a colaboração do animal e a que antecipe os seus movimentos.

Os gatos, gatinhos e animais pequenos — tais como hamsters, porquintíos–da-índia, coelhos e ratinhos de estimação — muitas vezes ficam imobilizados durante alguns momentos quando colocados numa mesa de vidro, Peça a um membro da família ou a um amigo que o ajude; é praticamente impossível pegar num animal e utilizar a máquina ao mesmo tempo.

No exterior, um filme rápido (ISO 400-1000) permite-lhe trabalhar com luz fraca e uma velocidade de obturador maior, reduzindo o efeito de tremura se o animal se mexer quando disparar. Se utilizar flash em interiores, evite o reflexo nos olhos do animal para que não pareçam vermelhos, fazendo reflectir o flash contra uma parede ou o tecto, ou tire uma fotografia de lado. Ou, se possível, utilize um suporte de flash para montá-lo ligeiramente para um dos lados da objectiva. Se a sua máquina tiver várias regulações, escolha e regule a abertura e a velocidade do obturador antecipadamente para que apenas precise de focar e compor a fotografia antes de premir o botão.

Tire várias fotografias e depois escolha a melhor.

Grandes planos

Se se aproximar agachado, os cães ou os gatos poderão simplesmente julgar que pretende brincar. Uma teleobjectiva ou uma objectiva de foco variável («zoom») permitem tirar fotografias de grande plano à distância. Se não possuir nenhuma objectiva especial, amplie a parte mais interessante da fotografia.

Para os grandes planos normais, ajoelhe-se, agache-se ou deite-se para ficar ao nível do animal. Fale para ele ou assobie para lhe atrair a atenção. Dispare quando o animal assumir uma pose interessante ou expressão viva.

Para fotografar um pássaro ou um pequeno animal numa gaiola ou atrás de uma vidraça, mantenha a máquina o mais perto possível das grades, rede ou vidro. Para que a rede ou as grades de uma gaiola grande não sejam motivo de obstrução, segure a máquina quase paralela às grades ou malhas da rede e utilize uma grande abertura (baixo número, f).


Adicionar Comentário