Como jogar Micado, Jogo dos pauzinhos

O micado, ou jogo dos pauzinhos, joga-se com 50 varetas finas de madeira ou plástico de cores diferentes. O objectivo do jogo consiste cm apanhar do monte uma vareta de cada vez, sem fazer mexer nenhuma das restantes. A cor de cada vareta indica o seu valor. Assim…

Print Friendly, PDF & Email

O micado, ou jogo dos pauzinhos, joga-se com 50 varetas finas de madeira ou plástico de cores diferentes. O objectivo do jogo consiste cm apanhar do monte uma vareta de cada vez, sem fazer mexer nenhuma das restantes. A cor de cada vareta indica o seu valor. Assim, as verdes valem 1 ponto; as encarnadas, 2 pontos; as cor de laranja, 5 pontos, e as amarelas, 10 pontos. Existe uma só vareta azul, que vale 20 pontos. As cores das varetas podem variar conforme a marca, mas a pontuação vem sempre indicada na caixa em que são embaladas.

O jogador segura as varetas todas com uma das mãos, bem apoiadas sobre uma superfície lisa e firme, e depois larga-as de repente, ficando deste modo) formado o monte. Pode então começar a apanhar as varetas uma a uma. Se conseguir tirar a vareta azul, pode utiliza-la para ajudar a tirar as outras.

Se conseguir apanhar uma vareta verde, uma encarnada e uma cor de laranja, por esta ordem, dobra a pontuação dessas varetas, ou seja o conjunto das varetas passa a valer 10 pontos.

Como começar o jogo Micado /Jogo dos Pauzinhos

Segure as varelas em molho e deixe-as cair sobre uma superfície lisa. Tire-as uma a uma com os dedos, tentando não tocar ou mexer nas outras varelas.

Se fizer mexer ou oscilar qualquer outra vareta, o jogador perde a vez. Cada jogador regista a sua pontuação em cada jogada. O jogo acaba quando um jogador vence ao atingir uma pontuação previamente determinada ou quando todos os jogadores jogaram o número de vezes combinado, ganhando o que tiver alcançado a maior pontuação.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Lazer · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *