Como fazer um relatório

Seja você um estudante ou profissional, é sempre importante saber como se faz um relatório.

Existem vários tipos de relatórios científicos, que podem ser apresentados em várias instituições e a vários níveis. Neste artigo, vamos dar mais atenção aos estudantes do ensino básico, para a apresentação de relatórios em disciplinas relacionadas com ciências.

Irás aprender passo a passo como deves melhorar os teus relatórios para teres melhor nota.

Lê com atenção as seguintes informações e aprende como fazer um relatório.

 

Passo-a-passo

O que é um relatório científico?

relatorio-cientificoUm relatório científico serve para comunicas os resultados finais de um trabalho laboratorial, de investigação, de um estudo ou de uma pesquisa realizada em tempo de aula, neste caso.

Os relatórios a ser apresentados aos professores devem ter sempre tudo objetivo, e as ideias devem sempre ser expostas com simplicidade e clareza.

Categorias

Um relatório deste tipo divide-se em várias categorias: Capa, Índice, Objetivo, Introdução, Parte experimental, Resultados obtidos/Cálculos efetuados, Conclusões/Discussão e Bibliografia. Também poderá ter anexos ou apêndices, se tal for necessário.

Vamos analisar cada categoria do relatório:

Capa

Na capa do relatório devem estar um conjunto de informações importantes. Nunca deves esquecer de incluir:

  • O título de trabalho, este deve ser sempre curto e informativo
  • O local onde foi elaborada a pesquisa ou o trabalho experimental que deu origem ao relatório (se foi feito na tua escola, indica o nome dela)
  • A data em que foi feito o trabalho experimental ou a pesquisa
  • Os alunos que fizeram o relatório e a atividade experimental ou pesquisa (O nome, o número e a turma de cada um dos elementos do grupo).

Índice

Nesta secção tu deves realizar um índice do teu relatório, ou seja, destaca os tópicos que na tua opinião são importantes, indica também a página onde eles se iniciam.

Objetivo

O objetivo consiste numa breve descrição do relatório, nesta seção tu deves escrever e indicar a finalidade do trabalho, os procedimentos gerais que seguiste, os resultados mais importantes e as conclusões que tiraste.

Introdução

Nesta secção escreve um resumo de uma pesquisa sobre o assunto do trabalho prático, no entanto, o resumo deve ser bastante breve e simples.

Parte experimental

Nesta secção indica os seguintes itens:

  • Material- Lista do material usado
  • Reagentes- Lista dos reagentes usados
  • Modo de Proceder- Descrição do protocolo que foi fornecido pelo professor
  • Esquema da montagem- Esquema com a legenda da montagem que foi efetuada
  • Resultados e/ou cálculos- Deves indicar os resultados obtidos através das medições que normalmente são efetuadas durante a aula. Podes apresentar em tabela

Conclusão

Junto com os cálculos, esta é a parte mais importante do relatório. Aqui deve fazer-se a análise dos resultados mais importantes e sempre que possível compare-os com dados já existentes na bibliografia.

Bibliografia

Nunca te esqueças de apresentar as principais fontes de informação que consultaste, isso é muito importante para o professor e deve fazer sempre parte do relatório.


Adicionar Comentário