Como fazer um projeto social

Fazer, elaborar e executar um projeto social é uma atitute bastante bonita. Para além disso, é um enorme gesto de cidadania, que pode ajudar alguns cidadãos a melhorarem a sua vida de várias formas diferentes.

No entanto, nenhuma boa vontade vai adiante sem um planeamento de um bom projeto, para que todas as ações corram da maneira correta, no tempo estipulado e com a melhor qualidade possível.

Siga o seguinte passo a passo e saiba como fazer um projeto social.

Planeamento do projeto social

  1. projeto-socialO primeiro passo é estruturar o seu projeto. Antes de começar qualquer projeto social é extremamente importante pensar em vários fatores do projeto em si e ter uma ideia concreta do que pretende fazer. Para além disso, deve ter sempre um objetivo em mente. Tente observar os problemas da sua região para conseguir determinar o que ela precisa, e assim, oferecer um projeto que lhe poderá ajudar de alguma forma.
  2. É extremamente importante ter bons argumentos. Para que um projeto social seja posto em execução, antes precisa de ser aprovado pelo governo, e tal como você imagina esta aprovação irá depender diretamente do conteúdo do projeto social. É importante colocar boas razões pelas quais o seu projeto merece ser aceite, insira também as principais justificações para querer implantar o projeto, defina o público alvo para qual este é destinado. Para além disso, é muito interessante ressaltar qual seria o tipo de ação social e qual seria a metodologia necessária para executá-la. Estude sempre a melhor maneira para realizar o seu projeto, observe o público alvo e o tipo de ação social, com o objetivo de perceber se o projeto é viável e se pode ser bem executado.
  3. O terceiro passo é arranjar os recursos. Tal como você sabe, todos os projetos sociais para serem bem executados, precisam de alguns recursos, por essa mesma razão, devem ser enumerados. Um projeto não é viável sem recursos, que vão desde os monetários aos de estrutura. Tente deixar sempre tudo bem claro, faça tudo que é necessário para que o projeto acumule mais pontos positivos, pois assim ele terá mais chances de ser aprovado e finalmente posto em prática. Precisa de calcular muito bem o orçamento do projeto e deverá oferecer ao investidor vários benefícios para que ele apoie a sua instituição.
  4. O último passo é criar um cronograma. Todos os projetos sociais precisam de um cronograma para delimitar as atividades que você deseja promover no tempo exato. Cada atividade deverá ter um tempo para ser feita com sucesso. Tente sempre delimitar o tempo da melhor maneira possível, no entanto, de uma forma realista. Nunca invente números, pois eles têm que ser verdadeiros para o projeto social ser aprovado.

Para finalizar, tente ser sempre extremamente claro em todos os ses pontos e objetivos para que o seu projeto social seja aceite. Todos os projetos têm como objetivo mudar a realidade de uma sociedade, encontrando assim os problemas e os meios certos para solucioná-los.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Sociedade e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *