Como fazer um jornal

Hoje em dia, muitas pessoas têm o desejo de criar e publicar o seu próprio jornal, seja este da  empresa, da escola, ou mesmo de família.

O objetivo deste artigo será ensinar-lhe a fazer um bom jornal, utilizando um  programa tão simples como o Word.

Seguem-se algumas orientações de como fazer um jornal.

 

jornal

História

Antes de começar o processo, veja alguma da história do Jornal.

Pensa-se que a tradição de imprimir notícias teve origem nos bares e cafés europeus do século XVI, onde as histórias e notícias de longe eram espalhadas pelos viajantes que ali passavam. Estas eram impressas pelos donos destes estabelecimentos e distribuídas aos clientes. Graças a isso, as pessoas mantinham-se informadas sobre os eventos mais importantes daquela época. No entanto, o primeiro jornal impresso em papel teve data 713 d.C na China, ele tinha o nome de Notícias Diversas.

Passo-a-passo

Agora, siga as instruções para criar um jornal:

  1. A primeira coisa que você tem que fazer é abrir um documento do Word em branco. Pode utilizar qualquer versão do Word, no entanto, neste artigo estamos a usar a de 2007. Vá ao menu ”Inserir” e clique no ”cabeçalho” na parte ”cabeçalho e rodapé”.
  2. Após já ter o cabeçalho, vá ao menu ”Início” e selecione a fonte e o tamanho da letra para o título do jornal. Recomendo que o nome esteja em negrito e o título centralizado. Escreva o título do jornal, o nº, a data e o local de publicação.
  3. Após isso, clique numa parte que esteja fora do cabeçalho, vá até guia ”Inserir”, clique no botão que diz ”Formas” e depois em ”Linha”. Desenhe uma linha reta abaixo do cabeçalho do seu jornal. Depois dela ser inserida, mude o tamanho para o desejado. Logo após isso o Word irá abrir automaticamente uma tabela com opções de edição para a forma. Edite-a se assim o desejar, e deixe-a da maneira que mais se adequar ao jornal.
  4. Vá até ao guia ”Layout de Página”, clique no botão ”Colunar” e escolha o nº de colunar que deseja ter no seu jornal. Normalmente são utilizadas duas ou três colunas.
  5. O quinto passo é personalizar o seu jornal. Insira gráficos se desejar, figuras e coisas do género. Para o fazer vá até ao guia ”Inserir” no Word e insira o que desejar.
  6. Chegou a hora de imprimir o seu jornal, isso pode ser feito em casa ou numa gráfica. Se você quiser fazê-lo em casa era melhor imprimir uma impressora laser, pois os gastos com impressoras a tinta podem ficar um pouco altos. Caso você opte por uma gráfica, se o seu desejo for economizar, imprima o jornal a preto e branco apenas. Caso queira múltiplas cortes e fotos no seu jornal, a sua impressão vai ser imprimida a cores, logo o processo irá ficar mais caro.

Adicionar Comentário