Como fazer um fluxograma

Sabe o que é um fluxograma? E sabe como pode elaborar um?

Se a resposta a um das questões (ou até às duas) é um redondo não, então continue a ler, pois vamos explicar-lhe tudo!

Normalmente um fluxograma é bastante semelhante a um diagrama. Este é uma espécie de representação esquemática de um processo que, muitas vezes, é feito através de gráficos, que facilmente mostram de uma maneira pouco complicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

Resumidamente, podemos entendê-lo na prática, como uma documentação dos passos necessários para realizar um certo processo. Os fluxogramas são bastante utilizados em várias fábricas e indústrias, para uma organização perfeita dos produtos e processos.

Saiba já de seguida como fazer um fluxograma!

 

fluxogram

 

Como elaborar o fluxograma

Existem várias maneiras e vários programas para fazer um fluxograma, no entanto, neste artigo vamos analisar como criá-lo no famoso Power Point.

Como provavelmente já deverá saber, como o programa PowerPoint 2007  tem a liberdade para criar as apresentações mais eficazes. Contudo, a maioria dos utilizadores da internet não estão familiarizados com os fundamentos de criação de fluxogramas. Apesar de provavelmente não saber, os fluxogramas são bastante bons para mostrar num projeto passo a passo, siga as nossas instruções para fazê-lo:

  1. O primeiro passo é abrir o programa PowerPoint e mudar o layout da página para ”Em branco”. Para fazer isso, você vai ter que clicar com o botão direito do rato sobre a página, vá até Layout e clique no botão que diz ”Em branco”.
  2. A seguir, vai ter que ativar as grades para orientar-se da melhor forma durante o desenho dos objetos. Para fazer isso, clique com o botão direito do rato na página e depois clique em Grades e Guias. Quando fizer isso, irá abrir uma janela, marque a caixa ao lado de Exibir grade na tela e clique em OK.
  3. Agora você vai ter que acessar aos objetos do fluxograma. Para o fazer clique em Formas. Se reparar, quando clicar no objeto escolhido, não vai acontecer nada. Deve clicar sobre o slide no local onde queremos que o objeto fique posicionado, se não estiver totalmente contente, não se preocupe, ele pode ser facilmente arrastado para qualquer outro local.
  4. Chegou a hora de inserir o texto dentro do objeto, para isso, basta clicar com o botão direito do rato sobre ele e escolher a opção Editar Texto. Quando o fizer, pode inserir qualquer texto que deseje dentro do objeto.
  5. Utilizando os passos acima, coloque outros objetos com texto.
  6. Ligue os objetos usando os conetores disponíveis no programa PowerPoint. Lembre-se sempre de utilizar os conetores em vez de linha, os conetores são ligados aos objetos para que estes sejam mais simples e fáceis de organizar.

Basicamente são estes os passos que você deve seguir para fazer um fluxograma. Existe um grande número de outros tipos de objetos disponíveis, por essa mesma razão, tenha sempre a certeza que está a utilizar o certo para a sua operação.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *