Como fazer um anúncio de emprego

Um anúncio de emprego é tido como um dos meios mais eficazes para atrair candidatos.

Contudo, fazer um anúncio de emprego requer alguns cuidados essenciais. Este deverá chamar a atenção de quem o lê e veicular adequadamente a imagem da empresa.

Seguem-se algumas dicas úteis de como fazer um anúncio de emprego eficaz e adequado.

anuncio-emprego

 

Um anúncio de emprego deverá evitar mensagens que possam induzir a qualquer tipo de discriminação. No entanto, quanto mais específico for, mais restrito será o leque de respostas. Sendo assim, planear a publicação de um anúncio de emprego também requer cuidados de seleção. Um bom anúncio deverá atrair os candidatos desejados e despistar os indesejáveis. Por exemplo, caso queira recrutar um quadro superior, o mais indicado a fazer é colocar um anúncio de emprego no jornal Expresso, Bolsa de Emprego. Só deverá recorrer a um anúncio televisivo se quiser proceder a um recrutamento em massa, como para as Forças Armadas.

Poderá também recorrer às colunas de anúncios num jornal para encontrar candidatos, mas estes terão menor visibilidade que outro tipo de opções.

Elaborar o anúncio de emprego

Na preparação de um anúncio, deverá ter em conta a análise da função e o perfil que pretende. Antes de fazer um anúncio de emprego, deverá considerar a política de “produto”, a identificação do público-alvo, bem como identificar a motivação que poderá estar associada à resposta. Além destas considerações, deverá também ter em conta os meios de comunicação que vai utilizar, otimizando a relação custo-impacto.

Não esqueça de planificar os meios e recursos a utilizar, definindo o design e a imagem, o conteúdo e eficácia do anúncio. Isto porque um anúncio de emprego pequeno demonstrará problemas de eficácia e um baixo número de respostas. Por outro lado, um anúncio médio deverá ser publicado numa bolsa de emprego e, mesmo trazendo maiores custos, nem sempre será a forma mais eficaz de encontrar candidatos qualificados. Mais ainda, um anúncio de emprego grande é o mais usado quando se recruta para postos de relevo, sendo mais direcionado para candidatos que respondem a anúncios conotados com imagens de prestígio.

Ao fazer um anúncio de emprego, a escolha da imagem, o tamanho e o formato deverão basear-se no tipo de candidatos e no impacto que se pretende causar, para não falar nos condicionantes económicos da organização.

Deverá descrever os aspetos da função, os requisitos e as condições oferecidas. Para um anúncio num estilo mais sugestivo e motivador, deverá incluir a filosofia da empresa, o tipo de pessoa que se pretende, bem como as possibilidades de desenvolvimento na empresa. Caso queira fazer um anúncio de emprego original, há que inovar e ser criativo, bem como pouco comum, de modo a que tenha maior impacto, incluindo mesmo perguntas ou desenhos.

Independentemente do tipo de anúncio de emprego a fazer, tenha em mente que a oferta deverá ser clara, explícita, exata e estar completa. O que lhe importa é atrair as pessoas mais indicadas e motivá-las a responder ao anúncio.


11 comentários

  1. lais 31 de Outubro de 2013
  2. Silvia Cristina 24 de Junho de 2014
  3. Karina Araújo Medeiros 27 de Agosto de 2014
  4. Fatima da Silva 2 de Dezembro de 2014
  5. Neusa gomes do amaral 25 de Abril de 2015
  6. Douglas 27 de Junho de 2015
  7. Solange das chagas 8 de Agosto de 2015
  8. Deivison de oliveira 12 de Maio de 2016
  9. Edna Romeiro Dos Santos 15 de Julho de 2016
  10. millene morais da silva 24 de Outubro de 2016
  11. Abraão da Silva oliveira Junior 16 de Janeiro de 2017

Adicionar Comentário