Como fazer Árvore de Natal de Garrafa PET

Uma garrafa de politereftalato de etileno (PET) demora demasiado tempo – aproximadamente 400 anos – a desintegrar-se, o que torna necessário a sua reciclagem ou a sua reutilização. Estas são duas formas através das quais nos é possível contribuir para a redução deste material em lixeiras. E, porque não, aprender como fazer Árvore de Natal de Garrafa PET recorrendo a este material? Uma árvore de natal feita de garrafas PET pode ficar muito bonita e é sempre uma ideia original e amiga do ambiente.

Como fazer Árvore de Natal de Garrafa PET

Para construir esta árvore de natal vai precisar de alguns materiais, para além das garrafas PET (o elemento óbvio e crucial para o que é pretendido fazer). Para começar, assegure-se que tem os seguintes materiais:

  • garrafas PET (de preferência, verdes. Porém, se quiser ser ainda mais original opte por outra cor, ou misture mais do que uma cor);
  • o cabo de uma vassoura;
  • uma vela;
  • uma tesoura;
  • uma faca;
  • um pano limpo;
  • um vaso com terra.

A primeira coisa a fazer é cortar o fundo da garrafa

Para fazer isto, é mais fácil fazer um furo no fundo da garrafa com uma faca e depois retirá-lo cortando com a tesoura. Uma vez retirado o fundo, corte de baixo para cima a garrafa em tiras de aproximadamente dois centímetros – começando do fundo, parando junto ao gargalo. Terá que fazer isto a todas as garrafas. O número de garrafas vai depender do tamanho pretendido (quanto mais garrafas usar, maior será a árvore).

Árvore de Natal de Garrafa PET

De seguida, pegue na garrafa já às tiras e acenda a vela

Tira a tira, irá pousar a tira da garrafa sobre a vela, durante aproximadamente dois segundos. Cada tira será “queimada” em três partes diferentes (tente manter a mesma distância de “queima” para “queima”): uma perto da curva junto ao gargalo, uma a meio e uma quase no final da tira – isto é, nas duas extremidades da tira e a meio da mesma. Faça o mesmo a todas as tiras de todas as garrafas. Notará que o plástico fica negro onde foi pousado sobre a vela; com o pano limpe as tiras até recuperarem a cor normal.

Tendo isto feito, coloque o cabo da vassoura no vaso com terra (ou pedras, qualquer material pode ser usado, desde que segure o cabo da vassoura no sítio). Insira as garrafas no cabo de vassoura pelo gargalo. Para depois dar um aspecto mais natural, com a tesoura corte as pontas das tiras mais altas – pretende-se que a base fique maior. A ideia é conseguir aquele efeito triangular normal nos pinheiros.

Decorar Árvore de Natal de Garrafa PET

Para terminar: decore como melhor entender! Esta é a melhor parte, pois pode libertar a sua criatividade. Coloque luzes, fitas ou efeitos natalícios feitos por si. Qualquer coisa, desde que seja do seu agrado. Esta é uma árvore amiga do ambiente, bastante agradável à vista e, o melhor de tudo, feita por si! Ganha um significado muito maior, não é? Experimente.


4 comentários

  1. Alzira Da Silva Raymundo 28 de Novembro de 2012
  2. Lenita Filomena da Silva 29 de Novembro de 2012
  3. Zaninha 29 de Novembro de 2012
  4. Maurilia De Oliveira Oliveira 21 de Novembro de 2013

Adicionar Comentário