Como dar banho a um gato

Os gatos já vêm “equipados” com uma ferramenta de limpeza altamente eficiente, ou seja, a sua língua e os dentes. Contudo, quando estão muito sujos, com um odor desagradável ou com algo preso ao pêlo há que tomar outras medidas de limpeza que, infelizmente, não são tão agradáveis para os nossos amigos felinos.

Falamos de um bom banho, obviamente, mas como todos sabemos os gatos não são particularmente afáveis no decorrer deste processo. Por isso, veja as nossas próximas dicas de como dar banho a um gato.

 

 

  1. Definir o horário apropriado – Dar banho a um gato não é uma tarefa propriamente simples, pois na maioria dos casos, o banho não é do seu agrado. Por isso, se quer começar logo com o pé direito é importante que escolha a altura certa para dar o banho. Espere que o animal esteja bem disposto e feliz. Uma boa brincadeira com o seu brinquedo favorito vai ajudar a ganhar a  boa disposição necessária.
  2. Cortar as unhas antes do banho – Durante o banho o animal pode ficar stressado e agitado, pelo que cortar as unhas antes é uma forma de proteção para si e para ele e evita arranhadelas dolorosas.
  3. Escovar o pêlo – Assim como as unhas, também o pêlo do gato requer alguma preparação prévia ao banho. Escove bem o pêlo do gato, de modo a remover pêlos soltos e sujidades ligeiras.
  4. Proteção – Não se esqueça de colocar um tapete anti derrapante no chão da banheira, pois desta forma existe menos riscos do gato escorregar durante o banho, mesmo se ficar mais agitado. Encha com um pouco de água morna (nunca muito quente) para o gato se sentir mais confortável.
  5. Dar o banho – Agora é a etapa que costuma causar mais agitação no seu gato, caso ele não aprecie particularmente água. Com o chuveiro molhe o gato com água morna (verifique sempre a temperatura previamente), mas sempre com o cuidado de não colocar água diretamente no nariz, orelhas e olhos. Em alternativa ao chuveiro pode utilizar um pequeno recipiente para molhar o animal.
  6. Colocar o champô – O champô deve ser sempre apropriado para animais, de preferência para gatos. Nunca use produtos de beleza aconselhados para humanos em animais, pois o pH e características da sua pele são muito distintas. Coloque uma parte de champô para gato em 5 partes de água e misture bem. Aplique esta mistura no pêlo do animal e massaje suavemente, fazendo espuma. Comece pela cabeça e vá até à cauda do animal, sempre na direção do crescimento do pêlo.Evite o focinho do animal, assim como a zona das orelhas e olhos.
  7. Enxaguar– Enxagúe o pêlo do gato com água morna limpa para eliminar qualquer vestígio de champô, pois se persistir no pêlo pode causar irritação ao animal e atrair ainda mais sujidade.
  8. Limpeza do focinho – Para limpar o focinho use uma toalhinha própria para animais. Irá encontrá-las facilmente à venda em qualquer loja de animais ou grande superfície comercial.
  9. Secar o gato – Para finalizar, enrole o animal numa toalha limpa e seca. Seque o pêlo do gato sempre numa zona sem correntes de ar e com temperatura agradável. Se o seu animal de estimação não se incomodar com o barulho pode usar um secador a uma temperatura baixa. Não se esqueça de escovar bem o pêlo e dar-lhe uma guloseima pelo bom comportamento no final.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Animais · Gatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *