Como fazer a preparação da tela

Hoje em dia, existem à venda em lojas especializadas telas já preparadas de várias qualidades, sobre as quais pode imediatamente começar a pintar. No entanto, como o seu preço é bastante elevado, pode, se preferir, adquirir tela não preparada (usa-se em geral o pano cru) e prepará-la em casa.
Para esse efeito, compre, para além da tela, uma grade, ou bastidor, cola e primário, Nas Páginas Amarelas, sob o título «Desenho», encontra o nome de diversas casas especializadas nesta área.
A grade consiste numa armação de quatro travessas de madeira que se encaixam, bem apertadas, por meio de junções com macho e fêmea.
Ao montar a grade, utilize um esquadro para verificar se os cantos estão em ângulo recto e faça os ajustamentos necessários nos encaixes, batendo levemente com um martelo.
Coloque a grade sobre o pano, com a face biselada para baixo, e com uma tesoura corte o pano, deixando uma margem de cerca de 4 cm para fora da borda da grade. Dobre a margem de pano sobre um dos lados mais longos da armação e fixe-a com agrafos (v. MÁQUINA DE AGRAFAR) ou tachas a meio da travessa.
Estique bem o pano sobre a travessa oposta e prenda-o com agrafos ou tachas a meio da travessa; proceda cm seguida da mesma forma em relação aos lados mais curtos da grade, certificando-se de que o pano fica muito bem esticado. Trabalhando do meio de cada barra para as extremidades, agrafe a dobra sobreposta a intervalos de 7,5 cm. Estique o pano à medida que vai agrafando, deixando cerca de 7,5 cm por agrafar em cada canto. Num dos cantos, dobre uma das duas pontas do pano por baixo da outra, de modo que a parte metida para dentro fique bem acamada sobre a armação. Depois, agrafe esta dobra de canto na parte mais larga do canto da armação. Dobre e agrafe da mesma forma os outros cantos. Acabe os cantos com dobras à meia-esquadria, bem acertadas, conforme se mostra na figura. Agrafe por fim a tela em excesso sobre as costas da armação.
A tela está agora pronta para receber a mistura de tinta de água e cola ou a aplicação de uma tinta plástica.

Aplicação da mistura de tinta e cola:
Utilizam-se cola branca e tinta de água branca. Em geral, prepara-se esta mistura na proporção de 1 partes de tinta para 1 parte de cola, proporção que poderá variar consoante a textura e o acabamento que pretenda obter. Assim, só com a experiência poderá chegar à proporção mais adequada. Também o tecido utilizado como tela pode influir na textura final. Se usar uma estopa fina ou serapilheira, o resultado final será evidentemente diferente.

Aplicação da tinta plástica:
Esta tinta pode ser comprada em lojas da especialidade. Leia com atenção as instruções da embalagem. Dê várias demãos com um pincel de base quadrada e espere que cada camada seque antes de aplicar a camada seguinte.


One Response

  1. Joari Motta 22 de Junho de 2012

Adicionar Comentário