Como fazer fios entretecidos para fazer cintos e pulseiras

  • on 17 de maio de 2011
  • Likes!

Esta técnica de entretecer fios utilizando apenas uma vareta e as mãos permite fazer tiras para usar como pulseira, cinto, etc. Precisará de uma vareta com cerca de 30 cm de comprimento e nove fios, que são presos à vareta e utilizados alternadamente como fios de teia e de trama.
Corte nove fios de 4,5 m de comprimento. Destes nove fios, três devem ser de cor clara, três de cor média e os três restantes de cor escura. Dobre os fios ao meio e prenda-os à vareta com uma laçada (v. gravura). Ficará com 18 pontas pendendo da vareta. Passe um cordel em volta do meio da vareta e prenda a uma almofada com um alfinete de segurança.
Para evitar que os fios se embaracem uns nos outros, é aconselhável fazer uma borboleta com cada um dos fios. Enrole um fio em forma de 8, esticando-o entre o polegar e o mínimo. Depois de ter feito seis a oito voltas, enrole o resto do fio em redor do centro da borboleta e ate.
Os fios pendentes designam-se por fios da teia, e os que vai entretecer nestes são os fios da trama.
Para começar a tecer, levante fios da teia alternados, deixando os outros pendentes. No intervalo que ficou, passe o primeiro fio da trama. Levante agora os fios da teia que ficaram pendentes e puxe os outros para baixo; empurre o primeiro fio da trama contra a vareta e coloque a ponta do fio com a borbolela por cima da vareta.
Continue como se vê nas gravuras, até ter tecido uma tira do comprimento desejado. Para rematar, cosa as pontas dos fios da teia à tira de tecido.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Bricolage · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *