Como experimentar e colocar Interruptores-Comutadores

Um sistema de interruptores-comutadores permite acender e apagar uma luz a partir de dois interruptores diferentes no fundo e no cimo de uma escada, por exemplo. Se estes  interruptores  deixarem de funcionar, verifique se há algum corte de corrente. Os outros interruptores e terminais de corrente funcionam? Os seus vizinhos têm electricidade?

Se não houver nenhum corte de corrente, mas os outros interruptores de luzes no mesmo andar também não funcionam, é possível que o fusível do circuito se tenha fundido, o que pode indicar que o circuito está em sobrecarga. Assegure-se de que o somatório das potências das lâmpadas ligadas ao circuito não ultrapassa a que este pode suportar.

Se apenas o interruptor-comutador não funcionar, verifique a lâmpada. Se esta estiver boa, a causa é provavelmente uma má ligação num dos interruptores. Desligue a alimentação no interruptor geral e retire o fusível do circuito. Tire os parafusos das tampas de cada interruptor, um de cada vez, e puxe com cuidado a tampa para a frente, de forma a ter acesso aos terminais.

Um dos interruptores deve ler dois fios condutores em dois dos terminais um do cabo de dois condutores e terra do interruptor que vem da roseta de tecto ou da caixa de derivação, onde se liga com o cabo do circuito de iluminação; o outro do cabo que conduz ao segundo interruptor este é um cabo de três condutores com isolamento a castanho, azul e amarelo e fio de terra nu (ou revestido junto ao interruptor). Haverá um condutor no outro terminal.

Os fios de terra estão ligados a um terminal em cada caixa de montagem dos interruptores — não os desligue. Podem ter um revestimento verde e amarelo ou apresentarem-se nus neste caso, revista-os.

Puxe com cuidado cada fio para ver se está solto no seu terminal. Se for esse o caso, retire o parafuso do terminal, meta a ponta do fio de novo e aperte o parafuso com força. Se houver dois fios no terminal, introduza as duas pontas juntas, sem as trocer uma na outra, porque o fio de cobre pode partir-se. Se um fio estiver fendido ou partido, desnude-o em cerca de 1,5 Cm a partir tia extremidade e volte a ligá-lo. Apara-fuse de novo as tampas dos interruptores. Verifique se as ligações da roseta detecto estão boas. Volte a colocar o fusível do circuito e ligue a corrente.

Se os interruptores continuarem a não funcionar, pode ser que o mecanismo de um deles esteja estragado, use um dispositivo de verificação de circuitos para os experimentar. Desligue de novo o interruptor geral e retire o fusível tio circuito. Prenda o terminal com a marca Com-/iiDi/ com a pinça-crocodílo do dispositivo de verificação. Prenda a outra pinça a um dos outros dois terminais e ligue e desligue o interruptor várias vezes; o dispositivo de verificação deve acender com o interruptor numa das posições.

Verifique o outro interruptor tia mesma maneira. Se um dos interruptores estiver estragado, substitua-o.

Como substituir os interruptores

Desligue o interruptor geral e retire o fusível tio circuito. Desaperte os parafusos do Interruptor velho sem o deixar cair. puxe-o para a frente e anote a disposição dos fios antes de os desligar dos terminais. Solte os parafusos tios terminais i- retire os fios.

Todos os fios condutores e não só os castanhos ficam com corrente em determinado momento, dependendo das posições dos dois interruptores; assinale-os, introduzindo pedacinhos de manga de plástico castanha sobre os lios amarelos, azuis e pretos.

Ligue os fios aos novos interruptores, como se mostra na figura. Aparafusc as tampas dos interruptores no seu lugar sem apertar os fios. Coloque o fusível do circuito e ligue.


Adicionar Comentário