Cobertores eléctricos, como escolhê-los e usá-los com segurança

Existem três tipos de cobertores eléctricos:

Cobertores eléctricos inferiores, cobertores eléctricos superiores e recentemente edredões eléctricos.

Print Friendly, PDF & Email

Existem três tipos de cobertores eléctricos:

Cobertores eléctricos inferiores

Servem geralmente para aquecer a cama e deve desligá-los antes de se deitar. Outro tipo de cobertor inferior, mas de voltagem muito baixa, pode ficar ligado durante a noite. Os cobertores inferiores são estendidos sobre o colchão e a ele presos para não enrugarem.

Cobertores eléctricos superiores

Assemelham-se aos cobertores convencionais na aparência e no peso, mas a parte central contém resistências: as zonas da orla que se entalam debaixo do colchão não são electrificadas. Têm regulação do calor e termostato e podem ficar ligados durante a noite. Recentemente, surgiram edredões eléctricos com dispositivos semelhantes.

Segurança: o que deve e não deve fazer com um cobertor eléctrico

Compre um cobertor de boa marca que lhe ofereça garantia de qualidade. Guarde-o em lugar seco, estendido ou enrolado, para que não enrugue. Siga rigorosamente as instruções do fabricante.

Leve o cobertor ao representante de dois em dois anos para revisão. Verifique regularmente se ele apresenta sinais de deterioração, se está chamuscado ou se existem espaços desiguais entre os fios das resistências. Poderá fazê-lo examinando o cobertor com uma luz forte por trás. Não prenda o cobertor ao colchão com alfinetes.

Não o utilize quando tiver rugas ou dobras.

Não compre um cobertor em segunda mão.

Não limpe a seco. Os cobertores laváveis devem ser tratados de acordo com as instruções do fabricante. Não ligue o cobertor enquanto estiver húmido. Seque-o estendendo-o sobre dois arames do estendal ou numa máquina de secar roupa, mas não num centrifugador, que poderia danificar ou deslocar os fios das resistências.

Avarias em cobertores eléctricos

Se o cobertor não aquecer, verifique a passagem de corrente na tomada, ligando nela um candeeiro de mesa, por exemplo. Se a tomada estiver em condições, veja se os bornes da ficha estão bem presos. Se, mesmo assim, o cobertor não aquecer, devolva-o ao fabricante. Nunca tente consertar um cobertor eléctrico.

1410-5241

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • Prezados senhores,

    Onde posso consertar um cobertor eletrico da marca Sunbeam?

    Vocês consertam?

    Atenciosamente,
    Daniel Raventos,
    São Paulo – Brasil

    Daniel Raventós 8 de setembro de 2011 12:08 Responder
  • Queria saber mais sobre cobertores electricos, o preço, e onde comprar

    Ilídio Guarda 12 de dezembro de 2013 12:27 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *