Como exercitar um hamster

Um animal de estimação precisa de se manter ativo e de  fazer algum exercício, mesmo os mais pequenos, como é o caso de um hamster. Por isso, torna-se essencial proporcionar oportunidades que permitam ao hamster exercitar-se de forma adequada, para despertar a sua curiosidade natural, estimulando também a sua mente.

Seguem-se algumas sugestões para exercitar um hamster.

 

 

É absolutamente essencial que perceba o quanto é importante para o seu hamster exercitar-se. O exercício físico vai estimular o seu corpo, mas também a sua mente, simulando os seus comportamentos naturais na natureza. Por outro lado, uma vida sem exercício pode levar a que o seu hamster acabe por ficar abeso ou até levar a estados de paralisia, em alguns casos.

Se proporcionar ao hamster meios para se exercitar, ele irá fazê-lo de bom grado e sem ser necessário grande incentivo. Uma das formas mais simples de lhe proporcionar oportunidades de exercício é colocando uma pequena roda na sua gaiola. Ao entrar na roda o hamster vai simular que está a correr, sendo por isso um dos melhores exercícios que lhe pode oferecer.C ontudo, certifique-se que a roda é segura e bem sólida, de modo a que não possam ocorrer acidentes ou danos ao seu pequeno animal de estimação.

 

 

Outra forma divertida e segura do seu hamster se exercitar é com uma bola própria para estas pequenas criaturas. Este tipo de bolas estão à venda em qualquer loja de animais e são muito seguras, pois não existe perigo dos membros do hamster ficarem presos e magoar-se. Apenas certifique-se que a bola é do tamanho apropriado, para não provocar lesões a nível da coluna, e que a tampa fica bem fechada para o hamster não fugir. Coloque o hamster no seu interior, ponha a bola no chão e o seu amiguinho fará o resto. Evite colocar a bola em locais perigosos da casa, como perto de janelas, em sítios altos ou com escadas. Supervisione sempre o exercício do seu hamster, para que não possa haver nenhum acidente.

Outra forma do hamster se exercitar é trepando a gaiola. Por isso, procure adquirir gaiolas que disponham de grades horizontais onde o hamster se consiga agarrar, fazendo assim algum exercício todos os dias de forma natural. A ventilação destas gaiolas é também melhor que as que são todas fechadas e de plástico. Contudo, existe maior probabilidade de resíduos saírem para fora da gaiola, pelo que deve ter algum cuidado com a limpeza em seu redor ou então coloque uma folha de jornal por debaixo para facilitar a limpeza.

 

 

Também os brinquedos podem ser uma excelente forma de exercitar um hamster. Pode optar pelos que se vendem nas lojas de animais ou fazer os seus próprios brinquedos, como por exemplo divertidos túneis com rolos de papel higiénico ou de cozinha, que certamente vão fazer as delícias do seu hamster, ao mesmo tempo que o mantém psicologicamente estimulado.


Adicionar Comentário