Como diminuir as dores e cólicas menstruais

As mulheres foram abençoadas com a capacidade de gerarem vida, mas ao custo de sentirem todos os meses as incómodas e dolorosas dores e cólicas menstruais. Por isso, torna-se fundamental conhecer alguns remédios, tratamentos e outras estratégias que lhe permitam conseguir suportá-las e continuar a desenvolver as suas atividades diárias sem desconforto excessivo.

Não deixe que a sua menstruação a controle e aprenda a lidar com os seus incómodos. Experimente os métodos que lhe sugerimos de seguida e vai ver que consegue diminuir as dores e cólicas menstruais todos os meses.

 

 

  • Aliviar a dor

Os comprimidos devem ser a sua última arma contra as dores menstruais. Sempre que possível opte por soluções mais naturais, como o uso de ervas e até especiarias.

Entre um dos chás mais eficazes podemos destacar o chá de hortelã. Para ajudar a aliviar as dores de forma natural, experimente tomar chá de hortelã 3 vezes ao dia, fervendo 3 chávenas de água com 1 colher de sopa de folhas de hortelã. Deixe em infusão durante 5 minutos e beba durante o dia. As cólicas menstruais passam naturalmente e evita medicamentos.

Chá de camomila, sementes de cardo, gengibre,  chá de framboesa ou de erva-cidreira são mais exemplos do que poderá utilizar para aliviar as cólicas menstruais.

O uso de ervas pode também ser associado à Aromaterapia. Utilize óleos essenciais de camomila, sálvia, manjerona, lavanda e jasmim em compressas quentes e de massagem, que vão ajudá-la a libertar-se da tensão e dor na zona do baixo ventre. Estes óleos podem também ser adicionados a um banho quente de ervas.

Se ainda assim as dores persistirem, então poderá utilizar a velhinha técnica do saco de água quente na área afetada, pois o calor é um método muito eficaz de aliviar as dores e cólicas menstruais. Pode também usar o calor de outras formas, como é o caso de um banho de água bem quente ou até usar almofadas de aquecimento.

  • Dieta equilibrada

Ter uma dieta equilibrada e ingerir todos os nutrientes essenciais para levarmos a cabo as tarefas diárias é fundamental, sobretudo em alturas mais desgastantes para o nosso organismo como são os dias da menstruação.

Todos os meses as mulheres perdem cerca de 20 a 40mg de ferro durante a menstruação. No caso das mulheres que têm períodos muito fortes, podem até acabar com deficiência de ferro. Baixos níveis deste importante nutriente podem conduzir a sintomas como fadiga, sonolência, dores e problemas de saúde como anemia.

Nestas alturas o consumo de alimentos e suplementos ricos em cálcio e ferro é sempre aconselhado, por isso não se esqueça de os adicionar às suas refeições.

  • Medicamentos

Como dissemos inicialmente, o consumo de medicamentos deverá ser a sua última escolha. Sempre que possível dê preferência ao uso de tratamentos mais naturais, mas se ainda assim as dores ou cólicas menstruais não diminuírem, então tem à sua disposição analgésicos como Brufen, Aspirina, Trifene e Ben-u-ron. Mas não abuse, leia sempre o folheto informativo antes os tomar!.


Adicionar Comentário