Como lidar com uma demissão

Infelizmente, hoje em dia, os despedimentos estão a tornar-se cada vez mais frequentes. A demissão é algo que pode acontecer a qualquer um, mas poucos são aqueles que sabem lidar com ela da forma mais adequada e com calma.

Sabemos que não é uma situação fácil de lidar, mas a forma como você deixa uma empresa pode ter muita influência no seu futuro profissional, pelo que é preciso refletir sobre os seus comportamentos e alguns critérios importantes.

Saia da forma como entrou, de cabeça erguida e deixe sempre a porta aberta, pois nunca se sabe o que o futuro lhe reserva!

 

 

  • Encare esta nova fase da sua vida como uma oportunidade – Embora não seja agradável ser despedido, tente não perder a confiança em si próprio nem deixar-se abater. Encare a situação como uma oportunidade para tentar fazer algo diferente e embarcar em novas experiências que o podem enriquecer tanto a nível profissional como pessoal.
  • Não tente esconder a situação – Não vale a pena sentir-se envergonhado e tentar ocultar que foi despedido. Na verdade, ao não contar o que sucedeu, outras pessoas irão fazê-lo por si e, possivelmente, segundo a versão errada do que realmente aconteceu, podendo prejudicá-lo.
  • Assuma as suas responsabilidades – Por outro lado, tenha também o cuidado de ser honesto. Não manipule a história, mostre apenas que é maduro o suficiente para admitir os seus erros e seguir em frente. Ao fazer isso irá sentir-se muito mais livre para estabelecer contactos e ter a ajuda de que precisa para voltar ao mercado.
  • Deixe sempre a porta aberta – Não é fácil ser demitido, mas ainda assim é preciso ter consciência que é uma situação cada vez mais frequente na conjuntura económica e laboral atual. Saia da empresa de cabeça erguida e com tranquilidade. Não saia no meio de tumulto e desespero, pois nunca se sabe o que o futuro lhe pode trazer. Quem sabe se daqui a meses ou anos não vai estar a trabalhar com as mesmas pessoas ou com a mesma empresa. Torna-se por isso fundamental deixar sempre uma boa impressão em qualquer local em que tenha exercido funções. Nunca mostre ressentimentos.
  • Entre novamente no mercado de trabalho – Esperar e preocupar-se em demasia com o que aconteceu apenas vai tornar a tarefa de se erguer novamente mais complicada. Prepare um bom currículo, responda a anúncios de trabalho, envie propostas para empresas, para o seu círculo social,  grupo de conhecidos e amigos. Aproveite ao máximo cada oportunidade que surja e entre novamente no mercado de trabalho.
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Empresas e Finanças · Outros · Sociedade e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *