Como aplicar e substituir massa de vidraceiro

Como aplicar o vidro numa janela; como pôr a massa nova

Quando aplica um vidro numa janela, tem de fazer o acabamento com massa de vidraceiro. Para uma janela com caixilhos de madeira, use a vulgar massa de vidraceiro à base de óleo de linhaça; para caixilhos de metal, use uma massa própria ou massa acrílica, que é também adequada para os caixilhos de madeira. Precisará igualmente de uma espátula para a massa. Utilize um formão velho para retirar a massa antiga e uma turques para arrancar os pregos ou as molas de vidraceiro que seguravam os vidros. Limpe o rebaixo com uma escova e aplique um primário.

Amasse a massa de vidraceiro até ficar macia e maleável. Comprima-a no rebaixo do caixilho. Aplique o vidro, fazendo pressão contra a massa. Introduza pregos sem cabeça com a parte lateral de um formão (ou molas de metal, se os caixilhos forem de metal) para segurar o vidro. Coloque os pregos a intervalos de 25cm e de modo que sobressaiam 5 mm do caixilho.

Colocação de um vidro com massa de vidraceiro

Segure a massa na palma da mão e com o indicador e o polegar, comprima-a no rebaixo do caixilho, formando uma camada de 3 a 6 mm de espessura. Pressione o vidro de encontro à massa e fixe os pregos. Aplique massa à volta do vidro. Use uma espátula para a alisar e obter um bisel uniforme que cubra os pregos. Nos cantos, dê um acabamento à meia-esquadria.

Aplique massa na face anterior do vidro e alise-a com a espátula, formando um bisel uniforme. Em seguida, utilize a faca para retirar qualquer excesso de massa da parte de dentro da janela, Passe um pincel humedecido sobre a massa depois de estar alisada e aparada, o que a ajudará a aderir ao vidro. Deixe a massa endurecer durante cerca de duas semanas antes de a pintar.

Como renovar a massa antiga

Retire a massa a toda a volta com uma chave de fendas velha ou um formão. Substitua os pregos ou as molas que estiverem danificados. Retire o pó com uma escova, dê uma demão de primário e aplique a massa sobre o vidro.

CONSELHO ÚTIL. Se a massa se pegar à espátula quando estiver a alisa-la, mergulhe-a em água. Da mesma maneira, se molhar as mãos impedirá que a massa se pegue aos dedos.


Adicionar Comentário