Aprenda técnica que podem salvar uma vida

Nunca deixe uma pessoa inconsciente deitada de costas. Nesta posição, a entrada da traqueia pode ser obstruída por vomitado, sangue ou saliva ou pela entre os rins e a parede. Deve haver apenas o espaço necessário para a mão entrar e sair, sem tocar nas costas ou na parede.

A existência de espaço a mais entre as suas costas e a parede indica uma curvatura excessiva da coluna vertebral na região lombar inferior. A esta perturbação dá-se o nome de lordose.

Como corrigir uma lordose ligeira

A lordose é frequentemente provocada por um abdómen excessivamente pesado ou por músculos abdominais fracos. Em muitos casos, pode ser corrigida perdendo peso ou exercitando e reforçando os músculos abdominais

Entre os exercícios de correcção, incluem-se as flexões abdominais – v. exercício físico. Um outro exercício consiste em encostar-se a uma parede com os pés a alguns centímetros de distância desta. Projecte a pélvis para a frente, até tocar com os rins na parede.

Quando está de pé ou sentada, endireite a região lombar inferior. A utilização de sapatos de salto alto deve ser reduzida ao mínimo possível.

Ombros curvados para a frente

Este problema, vulgar nos adolescentes, corrige-se em geral por si próprio, passada a fase de crescimento, e principalmente quando o adolescente adquire mais confiança em si. Aconselhe-o a endireitar as costas, mas não esteja sempre a maça-lo com recomendações.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Outros · Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *