Como afiar e fazer gume bem afiado

As partes cortantes das ferramentas manuais têm de estar afiadas para serem eficientes; além disso, uma ferramenta afiada é também menos perigosa, pois as lâminas embotadas deslizam, em vez de agarrar a madeira.

Os dentes das serras são afiados com limas; as facas, plainas e formões, numa pedra de afiar a óleo, e as tesouras com uma pedra de afiar folhas.

Plainas e goivas

Afie as lâminas das plainas e das goivas de entalhar ma­deira numa pedra de afiar a óleo, como se indica para os formões. Verifique os ângulos do gume da lâmina de uma plaina com um transferidor. Afie o lado biselado da goiva com um movimento lateral na pedra plana de afiar e o outro lado com uma pedra de afiar em cunha.

Fixe a lâmina da serra no torno, com os dentes virados para cima, entre duas réguas de madeira colocadas de forma que as bordas fiquem 5 mm ou menos abaixo dos dentes da lâmina. No caso de uma serra comprida, deve fixá-la também nas extremidades com um grampo. Se for afiar uma serra muito gasta, passe sobre os dentes uma lima chata para os nivelar.

Afie as pontas dos cientes com uma lima triangular. No caso de um serrote de serrador, comece por limar a parte de trás dos dentes que estão inclinados para o lado oposto ao seu corpo. Comece junto do cabo e vá passando a lima pelos dentes da lâmina com movimentos leves e ritmados e mantendo-a em ângulo recto com a lâmina. Quando chegar ao fim, volte a lâmina da serra no torno e afie os outros dentes.

Lime os dentes de um serrote de traçar, de um serrote universal ou de um serrote de costas da mesma forma que o serrote de serrador, mas segure na lima de modo a formar um ângulo de 60 a 70° com a lâmina; afie primeiro os dentes inclinados para o lado oposto ao seu corpo e em seguida volte a lâmina da serra para afiar os outros dentes.

Utilize uma travadeira para dar aos dentes dos serrotes a inclinação correcta. Trata-se de uma pequena ferramenta que lembra um alicate, com uma cabeça regulável que se ajusta ao tamanho dos dentes. No serrote de costas para malhetes não é preciso proceder ã operação de travar.


Adicionar Comentário