5 Dicas para fazer uma boa redação dissertativa

Qualquer pessoa pode fazer uma boa redação se tiver empenho.

Por muito tempo foi ditado que era preciso alguns cursos e até mesmo um “dom” para escrever bem e bonito, mas não é. O segredo para um texto perfeito são dicas afinadas e atentar-se para o português perfeito, claro.

Quer saber como tirar nota máxima na sua próxima redação dissertativa?

Veja como logo abaixo algumas dicas para fazer uma boa redação dissertativa.

Seguindo uma Estrutura Básica

Quando um texto é bem elaborado é mais fácil de compreender. Para o caso das redações dissertativas eles ajudam você a se manter dentro do assunto e evitar um texto discursivo demais.

Para ter uma estrutura correta é preciso introdução, desenvolvimento e conclusão.

Veja como cada uma dessas partes da estrutura do seu texto deve ser.

  • Introdução: A introdução deve ter um ou dois parágrafos contando resumidamente como vai ser seu texto. É um convite que você faz ao leitor e explica que visão será defendida nas próximas linhas. O ideal é incluir algumas perguntas que serão respondidas ao longo do texto para que o leitor se envolva mais com a redação.
  • Desenvolvimento: aqui você desenvolverá toda a ideia levando em conta os pontos que colocou em questão na introdução. Defenda a ideia do texto e explique sobre o que se trata a sua redação de forma mais clara. Dependendo de quantas linhas tenha a sua redação, o desenvolvimento pode ser de três parágrafos no mínimo.
  • Conclusão: Como o próprio nome já indica, é a hora de você concluir o seu texto. Então é o momento que você tem para explicar que ideias foram tiradas do assunto discutido na sua redação.

Escolha Bem o Título

Alguns professores indicam escolher o título por último e outros acham que você começando a partir dele tem uma noção maior do que vai ser discutido.

Esta é uma decisão bem pessoal, mas o seu título deve resumir tudo o que vai ser tratado na redação.

Em alguns casos o título pode ser opcional ou já sugerido por quem vai aplicar a redação.

Tenha Domínio Sobre o Tema

Colocar uma informação irreal na sua redação pode ser prejudicial se tal for analisada pelos corretores. Sendo assim, sempre que precisar escrever algum dado coloque de onde está se baseando, se são estatísticas ou use termos como “aproximadamente”, “cerca de” ou similares para tratar de números.

Se você vai expressar uma opinião na sua redação, saiba também sobre o que está escrevendo e evite críticas muito ofensivas, principalmente se for um texto relacionado à temas polêmicos como religião, política, futebol ou outros dessa linha.

Mantenha um Texto Atrativo

Aquele texto cansativo de se ler não vai prender a atenção do corretor ou do leitor aleatório.

Uma redação cheia de termos desconhecidos ou abordagens sem entusiasmo faz com que a leitura seja prejudicada com certeza. Use um tipo de abordagem leve, principalmente se for um assunto complicado e difícil.

Domine o Português

Esta é na verdade uma obrigação para quem escreve. Você precisa conhecer bem o português e evitar o máximo de erros possível.

Qualquer dúvida sobre como escrever uma palavra busque no dicionário ou consulte a gramática para ter certeza sobre a construção do texto.

Dessa forma com certeza a sua redação dissertativa fluirá perfeitamente!

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *