Saiba porque um orador deve praticar o seu discurso na prática

um orador deve praticar o seu discurso na prática

Um discurso é algo muito prático. Ele deve ser colocado em prática e deve ser praticado.

Praticando Seu Discurso na Prática

Tornar-se um orador eficaz não é algo que você possa fazer de um dia para o outro. Isso requer muita prática e esforço.

Diz-se que uma pessoa que quer surpreender a plateia com um discurso eficaz deve praticá-lo o dia todo, todos os dias. Isso não está errado, na verdade. Mas isso não significa que você deva ficar repetindo o seu discurso o tempo todo.

A prática que você faz também se refere às ideias sobre as quais você continua pensando. Na verdade, se você ficar alerta em relação às coisas que continuam acontecendo à sua volta, isso pode ser uma prática eficaz para o seu discurso. Isso funciona porque ao estar atento, você está sendo observador – provavelmente algo que você vê pode ser um relato eficaz a ser usado no próximo discurso que você fizer.

Também é uma boa ideia ter pequenas sessões práticas com sua família e amigos. Isso não quer dizer que você tenha que aborrecê-los com suas competências oratórias o tempo todo, mas você pode testar seu público subtilmente.

Tente dizer algo para eles e veja de que forma você consegue captar a sua atenção.

Tente vender para eles uma ideia, provavelmente assistir um filme que eles não têm muito interesse em assistir ou fazer algo semelhante que eles não estejam muito a fim de fazer. Convencer este pequeno grupo de pessoas é uma boa prática em seu aprendizado.

Tente coisas mais difíceis ao longo do caminho. Caso haja uma reunião familiar ou alguma comemoração semelhante chegando, peça ao mestre de cerimônias para te deixar fazer o mesmo. Isso te dará uma sensação de como é estar em frente a uma multidão. Aqui você estará à vontade pois conhece mais de metade das pessoas. Ainda assim, uma plateia sempre parece algo a temer para alguém que não teve uma boa dose de experiência em falar em público.

Leva algum tempo, mas você se tornará mais confiante aos poucos. Lembre-se que a confiança é um dos ingredientes principais para se tornar um orador de peso.

E é por isto que dizemos, saiba como praticar o seu discurso na prática!

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *